Cachoeirinha: Simers inicia série de ações para mapear agressões contra médicos
Defesa

Cachoeirinha: Simers inicia série de ações para mapear agressões contra médicos

Representantes do Sindicato visitaram a UPA, a UBS Jardim do Bosque e a ESF Otacílio Silveira na manhã desta terça-feira

Compartilhe

21/10/2025 16:12

O diretor Alexandre Silveira e a conselheira Denise Affonso, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), visitaram três postos de saúde em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, na manhã desta terça-feira, 21. A ação foi a primeira de uma série realizada pelo Sindicato com o propósito de ouvir os profissionais para mapear os casos de violência contra médicos na cidade. 

Acompanhados das assessorias jurídica e de relações governamentais da entidade médica, os representantes iniciaram o roteiro pela Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Cachoeirinha. No local, foram ouvidos seis médicos, que foram convidados a preencher um breve formulário, com nove perguntas, a respeito da sua segurança nos postos da cidade. Alguns deles compartilharam relatos de agressões sofridas no exercício da profissão. 

LEIA MAIS

Presidente do Simers discursa no Senado Federal e lança campanha nacional de prevenção à violência contra médicos

Simers intensifica ações no combate à violência contra médicos no RS

Cachoeirinha: Simers registra quatro agressões a médicos em unidades de saúde nesta semana

 

Silveira e Affonso também explicaram como acessar o Observatório da Violência, um espaço de informação, debate e consciência sobre a violência contra profissionais da saúde. Além da UPA, também foram visitadas a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Bosque e a Estratégia Saúde da Família (ESF) Otacílio Silveira. 

Em todos os postos foram afixados cartazes com informações importantes sobre direitos dos médicos e prevenção à violência. Também foram entregues mimos referentes ao Dia do Médico, celebrado no último sábado, 18 de outubro. Esta é uma entre outras ações do Simers para combater o elevado número de registros de violência contra médicos, que aumentou 68% na última década.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Observatório da Violência Observatório da Violência na Saúde Cachoeirinha

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política