Novo Hamburgo: diálogo do Simers com a FSNH assegura horários protegidos para interconsultas
Defesa

Novo Hamburgo: diálogo do Simers com a FSNH assegura horários protegidos para interconsultas

Conselheira Cristiane Ribas do Nascimento se reuniu com a direção da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo na manhã desta terça-feira

Compartilhe

20/01/2026 17:21

Divulgação Ascom/Simers

A atuação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) junto à Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) resultou em encaminhamentos para qualificar o fluxo de trabalho nas Unidades de Saúde da Família (USF's) do Município de Novo Hamburgo. 

Um dos principais avanços foi a construção, com a FSNH, de horários protegidos na Estratégia Saúde da Família (ESF) para a realização de agendas multidisciplinares entre médico e equipe de enfermagem. Nesses momentos, a equipe poderá promover troca de informações e avaliação clínica, inclusive para analisar a possibilidade de renovação de medicações e receitas, bem como a necessidade de reavaliação com novo agendamento, a partir da avaliação do médico responsável.

A medida também afasta a prática de encaminhar “interconsultas” durante o fluxo regular de atendimentos, evitando interrupções e preservando a organização da agenda. Ainda, ficou acordado que não haverá obrigatoriedade na realização das agendas multidisciplinares, ficando à critério do médico estabelecer o fluxo com a equipe. A FSNH informou que irá formalizar essas diretrizes em nota técnica a ser compartilhada e discutida com o Simers.

 

LEIA MAIS

Interconsultas e abordagens de vereador pautam visita do Simers a Novo Hamburgo

Região Metropolitana: Justiça determina remoção de postagens ofensivas à categoria médica em Novo Hamburgo

Presidente do Simers e prefeito de Novo Hamburgo debatem concursos e valorização médica

 

Outro ponto pactuado foi a garantia de que os médicos voltarão a ter acesso ao agendamento para marcar consultas e retornos/reavaliações, especialmente em situações de necessidade clínica observada no atendimento. 

Participaram da reunião, pelo Simers, além da conselheira Cristiane Ribas do Nascimento, as assessorias jurídica e de relações governamentais do Sindicato. Pela FSNH, estiveram presentes: a diretora-presidente, Vânia Horbach; a RT da rede, Natasha Guterres; a diretora de gestão ambulatorial, Camila Zamin; e a assessora superior de assuntos jurídicos, Fabiana Pires.

O tema havia sido trazido ao Sindicato durante visitas realizadas às USF’s de Novo Hamburgo no dia 12 de janeiro. O Simers seguirá acompanhando a formalização das medidas e a implementação dos ajustes.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Novo Hamburgo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política