A conselheira do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Denise Affonso, acompanhada das assessorias jurídica e de relações governamentais da entidade médica, visitou quatro postos de saúde de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, nesta segunda-feira, 12. A ação teve como objetivo conhecer a realidade dos profissionais que atuam na cidade e ouvir suas demandas.
A primeira parada foi na Unidade de Saúde da Família (USF) Rondônia, localizada no bairro homônimo. No local, havia quatro médicos, entre terceirizados e membros do programa Mais Médicos. Um dos profissionais apontou insatisfação com a terceirização dos contratos, uma vez que esta ocasiona atrasos nos pagamentos.
Ainda no mesmo bairro, a equipe do Simers visitou a USF Rondônia II. No posto, houve relatos de problemas nas interconsultas.
LEIA MAIS
Presidente do Simers e prefeito de Novo Hamburgo debatem concursos e valorização médica
Parceria entre sindicatos médicos fortalece atuação em defesa dos profissionais
Na sequência, o Sindicato foi até a USF Kroeff, no bairro Santo Afonso, para conhecer as instalações e conversar com os profissionais. No local, havia quatro médicos atendendo, todos contratados por meio do Programa Mais Médicos. Na unidade, foi relatado aumento da demanda de puericultura, que vem causando sobrecarga na profissional responsável pelo procedimento. Não houve reclamações referentes a pagamentos.
Abordagens de parlamentar
O Sindicato também voltou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos para conversar com os profissionais do local a respeito das incursões do vereador Joelson de Araújo, que voltou a fazer publicações incitando a população contra os médicos da UPA. Em dezembro, a Justiça já havia acolhido um pedido do Simers, determinando que o parlamentar removesse de suas redes sociais postagens consideradas difamatórias à categoria médica e que parasse de produzir esse tipo de conteúdo.
Segundo relatos, o vereador parou de invadir os consultórios como havia feito anteriormente, mas segue comparecendo à UPA para produzir conteúdos para suas redes. O Sindicato acolheu as demandas dos médicos, e a assessoria jurídica da entidade médica se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e apoio técnico.
“Foi uma visita bastante produtiva, pois conseguimos falar com os médicos e entender as suas demandas. Isso nos aproxima da categoria e fortalece o nosso vínculo enquanto sindicato”, afirmou a conselheira Denise Affonso.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.