Tag: Obstetrícia

Simers orienta sobre projeto de lei do Parto Seguro de Parobé

O PL, em nível do município, deve priorizar a educação, comunicação e boas práticas que caracterizam o parto humanizado

Parto Seguro é tema de reunião do Simers com deputado Tiago Simon

O projeto de lei Parto Seguro (PL 277/2019), que tramita na Assembleia Legislativa, foi o principal tema da visita do deputado estadual Tiago Simon (MDB) à direção do Simers. Além do PL, também conversou sobre a questão da Covid-19 no RS.

Simers denuncia precarização nos serviços de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta

Até o momento, o hospital não realizou o pagamento do salário referente ao mês de dezembro e não há sequer alguma previsão de acerto. Conforme os médicos, os atrasos nos honorários são frequentes.

Diretoria de Interior do Simers avalia que termo 'violência obstétrica' criminaliza o ato médico

O Simers luta pela preservação do diálogo e da boa relação entre médico e paciente. Segundo Daniela, termos como “violência obstétrica” criminalizam o profissional que escolheu a Medicina como ofício.

Núcleo de Interior do Simers avalia demandas dos municípios

Demandas de Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Três de Maio, Santiago, Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Alegrete, Venâncio Aires, Teutônia, Passo Fundo, Guaporé e Salvador do Sul foram debatidas.

Vacinação de gestantes contra Covid-19 é tema de reunião do Núcleo de obstetrícia

O Simers vai elaborar um termo de consentimento para grávidas que desejarem se vacinar contra a Covid-19.

Simers atua em várias frentes no caso da agressão à médica de Pelotas

A violenta e covarde agressão contra uma médica obstetra de Pelotas, no último dia 29 de maio, provocou uma mobilização intensa do Simers sobre o caso.

Simers repudia agressão covarde à médica de Pelotas

A agressão sofrida por uma médica obstetra de Pelotas, na última sexta-feira, mereceu o repúdio do Simers.

Denúncia: PUCRS descumpre decisão judicial

Entidades médicas e convidados discutem a Atenção à obstetrícia no RS

O Simers, o Cremers, a Amrigs e convidados, reúnem-se, nesta quinta-feira (14/5), às 19h30, no canal do youtube do Simers.

Simers repudia anúncio do Hospital Mãe de Deus de fechamento da Emergência Obstétrica

O Simers repudia o anúncio, feito pelo Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, de fechamento do serviço de emergência obstétrica.

Simers é impedido de realizar vistoria no HMIPV

O Simers esteve dia (22/4) no HMIPV, nos setores que funcionarão após a transferência dos serviços do HSL mas não foram autorizados a entrar.

Vitória da Medicina: sancionada em Pelotas a Lei do Parto Seguro

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, sancionou a Lei do Parto Seguro no município. A legislação foi proposta pelo Simers e outras entidades médicas.

Simers defende manutenção de veto ao projeto que permite doulas em salas de parto de Torres

Presidente do Simers, Marcelo Matias, participou, nesta segunda-feira (27), de reunião com vereadores de Torres. A visita teve como objetivo defender o veto ao projeto que permite a presença de doulas durante todo o trabalho de parto.

Após atuação do Simers, escalas da obstetrícia do Hospital de Alvorada voltam a ser preenchidas

Parte das escalas de plantão do Centro Obstétrico do Hospital de Alvorada estão sendo preenchidas desde o início deste mês de outubro.

Simers defende aprovação do projeto de lei do Parto Seguro em Pelotas

Simers defende revisão da legislação sobre acompanhamento no parto

Presidente do Simers, Marcelo Matias, participou do Cremers Debate e falou sobre a presença do familiar na sala de parto.

Projeto do Parto Seguro proposto pelo Simers é protocolado na Câmara de Pelotas

O projeto do Parto Seguro, uma iniciativa do Simers, foi protocolado na quinta-feira (8) na Câmara Municipal de Pelotas.

Sindicato Médico acompanha evento na Ajuris sobre aborto legal

O presidente do Simers, Marcelo Matias, esteve presente em evento sobre aborto legal, na Ajuris.

Presidente do Simers provoca debate nacional com projeto sobre Parto Seguro

O Projeto Parto Seguro é uma alternativa histórica apresentada pelas entidades médicas, como o Simers. A iniciativa se propõe a proteger os direitos das gestantes por meio da criminalização dos profissionais de saúde.

Em ofício ao Simers, Ministério da Saúde reitera posicionamento contrário ao termo “violência obstétrica”

O documento, assinado pelo Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Saúde, Erno Harzhein, reforça que a expressão “violência obstétrica” é inadequada e não agrega valor na busca do cuidado humanizado em relação ao parto.

Câmara de Pelotas confirma veto à lei da obstetrícia

A Câmara Municipal de Pelotas manteve, por 15 votos a favor (quatro vereadores estiveram ausentes), o veto da prefeita Paula Mascarenhas à lei que cria regras para as salas de parto no município.

Comissão se reúne no Simers para elaborar PL que vai garantir segurança nos partos aos médicos e parturientes

Simers, Sogirgs, Cremers e o deputado Thiago Duarte elaboraram a primeira versão do PL "Parto Seguro".

Prefeita de Pelotas acena com veto sobre lei de obstetrícia e reabre discussão sobre o tema

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, acenou ontem com a possibilidade de veto à lei que impõe regras nas salas de parto do município.

Simers leva demanda de obstetras à direção do Divina Providência

Simers se reuniu com a direção do Hospital Divina Providência, de Porto Alegre, para falar sobre as reivindicações dos médicos que atuam na instituição

Simers reivindica ao prefeito de Canguçu a contratação de mais um médico para Hospital de Caridade

O Simers e os médicos da maternidade do Hospital de Caridade de Canguçu reuniram-se com o prefeito Marcus Pegoraro para tentar a contratação de outro médico

Simers pretende fechar curso de obstetrícia da USP

A Universidade de São Paulo (USP) mantém um curso de graduação para formar obstetras sem a necessidade prévia de formação em medicina ou enfermagem obstétrica. O Simers alerta que obstetrícia é uma especialidade médica ou da enfermagem obstétrica e não...

Bagé: permanece o risco de suspensão dos serviços obstétricos da Santa Casa

O Simers promoveu nesta quinta-feira (17) uma assembleia geral com os médicos do bloco obstétrico da Santa Casa de Caridade, em Bagé. A reunião seria realizada nas dependências do bloco, mas a entidade médica foi proibida de ingressar no local...

Assembleia dos médicos da Santa Casa de Caridade de Bagé nesta quinta (17)

Homenagem às mães que compartilham seu momento mais feliz com os médicos

MINUTO SIMERS. Décadas atrás, era muito comum falar “morreu de parto”. O hábito de dar à luz em ambiente hospitalar, com procedimento feito pelo médico e todos os recursos disponíveis, mudou completamente essa realidade. Salvam-se hoje milhares de vidas de...

São Lourenço do Sul: SIMERS denuncia falta de emergência em hospital

São Lourenço do Sul: hospital de Caridade suspende emergências

Apenas um médico presta atendimento no centro obstétrico e no pronto atendimento do Hospital Universitário de Canoas

A situação do Hospital Universitário de Canoas (HU) é preocupante. O Centro Obstétrico (CO) e o Pronto Atendimento (PA) do hospital atenderam nesta sexta-feira (03) apenas casos de urgência e emergência, por conta da falta de profissionais. As alas contaram...

Os perigos do parto domiciliar

As condições e os riscos causados pelo parto domiciliar ainda são motivo de debate. No mês passado, um episódio causou polêmica. No município de Ponta Grossa, interior do Paraná, uma menina recém-nascida faleceu, depois de um parto realizado a domicílio,...

Bagé: Alerta sobre consultas em gineco-obstetrícia na Santa Casa

Pioneiro, hospital de Porto Alegre acolhe transgêneros de todo Brasil

Uma década antes de o Sistema Único de Saúde reconhecer a necessidade de a rede pública oferecer cirurgias de redesignação sexual para transgêneros, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre oferecia o procedimento gratuitamente, através de convênio com o estado...

Como proceder em casos de gravidez por substituição

Médicos que atuam na área de reprodução assistida eventualmente podem lidar com pacientes que desejam ter uma gravidez por substituição. Como proceder nestes casos?

CFM reforça autonomia de médicos e gestantes em decisão por cesárea

A autonomia da gestante é o foco da Resolução 2144/2016 do Conselho Federal de Medicina, publicada nesta segunda-feira (20). A nova norma esclarece que é ético o médico atender à vontade da paciente de realizar parto cesariano, respeitando sua vontade...

Nova pesquisa indica ainda mais riscos a bebês em parto domiciliar

Um estudo divulgado neste mês, realizado por pesquisadores do Weill Cornell Medical Center, de Nova York, indica ainda mais riscos para o parto domiciliar. Se dar à luz em casa já aumenta em 10,5 vezes a chance do recém-nascido ter...

Bagé: sem condições de trabalho, médicos da Santa Casa decretam estado de greve

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira (4), os ginecologistas e obstetras plantonistas da Santa Casa de Bagé decretaram estado de greve. A decisão foi tomada por unanimidade pelo grupo, devido à carência de estrutura mínima para o exercício adequado...

Santana do Livramento: Atrasos podem afetar plantão de sobreaviso

Dom Pedrito: Médicos renovam contrato de sobreaviso até dezembro deste ano

O SIMERS conseguiu regularizar a situação dos médicos na Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito. Depois do impasse no fim do ano, quando chegou a ser cogitada a suspensão dos plantões de sobreaviso, negociação entre a entidade médica e...
SEGUROS