Núcleos de Trabalhos Simers

Núcleo
Acadêmico Simers
O Núcleo Acadêmico é o braço estudantil do Simers e congrega mais de 600 associados de todas as faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul. Criado em 2008 para fortalecer a ligação entre o Sindicato, as faculdades e os futuros profissionais, o Núcleo Acadêmico Simers organiza anualmente o Trote Solidário e promove cursos sobre temas escolhidos pelos próprios alunos.
Núcleo de
Combate ao Exercício Ilegal da Medicina
Exercício ilegal da medicina é crime. Muitas vezes, os diagnósticos, a prescrição de tratamentos e demais atividades médicas são feitos por profissionais da saúde que sequer possuem diploma. Isso oferece um risco à população e desrespeita a profissão daqueles que de fato são capacitados para exercer a medicina: os médicos. Este grupo de trabalho foi criado para liderar as pautas do Simers sobre esse tema, propondo ações de conscientização e meios de denúncia, como o Canal de Denúncias do Exercício Ilegal da Medicina, que você pode conhecer clicando abaixo.
Núcleo de
Combate a Precarização do Trabalho Médico
O Núcleo busca identificar mecanismos que protejam os médicos da proliferação dos modelos de contratação inadequados, que comprometem tanto uma justa remuneração quanto a garantias.
Núcleo
Médico Jovem
O Núcleo Médico Jovem existe para atender as necessidades dos médicos formados em até dez anos. Com objetivo de oferecer soluções diferenciadas para este público, o grupo de trabalho foi criado para valorizar recém-formados, sejam eles residentes ou não, tratando pautas específicas da realidade desses médicos.
Núcleo de
Obstetrícia
O Simers possui um Núcleo de Obstetrícia com atuação em ações que visam garantir condições dignas de trabalho e respeito aos profissionais da especialidade Ginecologia e Obstetrícia. Este grupo de trabalho elaborou um termo de disponibilidade obstétrica e uma pesquisa de atuação profissional.
Núcleo de
Psiquiatria
Tendo em vista a inclusão da Psiquiatria nos importantes debates da pauta nacional e no contexto da pandemia do coronavirus, o Simers criou o Núcleo de Psiquiatria (NP) da entidade. O objetivo é promover reflexões e ações imprescindíveis à saúde, nesta área da medicina. O núcleo é formado por quatro psiquiatras, representando diversas regiões do Estado.
SEGUROS