Simers volta a Brasília; presidente debate terceirização na Comissão da Saúde
Defesa

Simers volta a Brasília; presidente debate terceirização na Comissão da Saúde

Em nova agenda para defender nacionalmente as pautas da categoria, o Sindicato esteve nesta segunda-feira em audiência pública para debater a pejotização

Compartilhe

10/11/2025 16:35

@ogilearde/divulgação

Uma audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília, discutiu, nesta segunda-feira, 10, os impactos da pejotização na área da saúde. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, relatou, mais uma vez, os problemas que a terceirização e os vínculos precários de trabalho vêm causando na assistência à população e para a categoria. O vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, e o secretário-geral, Willian Adami, também acompanharam.

Em sua fala, Matias explicou como os médicos se veem cada vez mais sem saída no momento de serem contratados:

“Faço questão de dizer: os médicos estão sendo forçados a ser PJ. Digo, sem medo, que os médicos lutariam para ter o mínimo de segurança. Seja sendo contratados diretamente pelo terceirizado ou tendo contratos que, para nós, viraram peças de ficção, que se chamam CLT, estatutário ou qualquer outro do gênero. O trabalhar virou algo obrigatório, mas o receber se tornou opcional”.

LEIA MAIS

Pejotização na Medicina é tema de seminário realizado pelo Núcleo Médico Jovem do Simers

Após atuação do Simers, projeto que estabelece transparência em pagamentos de médicos terceirizados avança na Câmara dos Deputados

Simers tem audiência no STF para falar sobre pejotização de médicos

@ogileard/Divulgação

O Simers está atuando diretamente para que a legislação garanta a valorização dos médicos e torne as relações contratuais mais justas, muitas delas citadas na audiência. Entre elas, o PL 570/2025 idealizado pelo vice-presidente do Sindicato, Felipe Vasconcelos, e apresentado pela deputada Carla Dickson, médica oftalmologista, e que está tramitando na Câmara dos Deputados. A proposta busca mais transparência e segurança para médicos que atuam em organizações conveniadas ao Sistema Único de Saúde através de empresas terceirizadas.

Ainda na audiência desta segunda-feira, Matias traçou um cenário se A terceirização for inevitável:

“Quem sabe o terceirizado contrata direto os médicos e acaba com a quarteirização, a quinterização? Talvez, dessa forma, a gente venha a ter empresas mais capazes, que passem por um processo seletivo, uma licitação, para fazer a gestão de forma mais eficiente”, declarou durante seu discurso.

@ogilearde/divulgação

 

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: pejotização Câmara dos Deputados Brasília

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política