O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu, nesta terça-feira, 29, a visita do prefeito de Canoas, Airton Souza. Ele solicitou a reunião com o presidente Marcelo Matias para tratar da crise da saúde no município. Durante o encontro, no Gabinete do Presidente, Matias pediu ao prefeito respostas às dezenas de ofícios que o Simers enviou à Prefeitura solicitando informações e uma solução para os incontáveis atrasos no pagamento aos médicos. Desde o início do ano, 155 ofícios sobre a situação da saúde de Canoas já foram enviados.
O presidente também conversou sobre a frequente falta de pediatra nas escalas de trabalho do Hospital Universitário. Na UTI neonatal, por exemplo, resolução do CFM determina um médico para cada 10 leitos. Mas, frequentemente, há apenas um para toda a operação. O prefeito pediu ajuda do Simers. O Sindicato alertou que há uma falta de credibilidade dos médicos com a saúde de Canoas, pois os atrasos de pagamento são constantes e presentes em diversas unidades de saúde, o que afasta os profissionais. “É preciso resgatar a credibilidade da categoria no Município. E isso se faz honrando os pagamentos”, alertou. Desde o início do ano, a entidade já fez 41 reuniões e assembleias para tratar do assunto.
LEIA MAIS
Simers faz nova vistoria e aponta falha grave na UTI Neonatal do Hospital Universitário de Canoas
Núcleo de Pediatria alerta sobre a grave situação da pediatria no HU
Clínica da Criança, reaberta nesta semana em Canoas, está fechada por falta de pediatras
Matias solicitou, ainda, a ampliação de recursos para a saúde. O presidente reiterou a importância da reabertura do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). Airton Souza se comprometeu a dar retorno aos ofícios e pediu que o Simers apresente as pendências financeiras que a Prefeitura tem com os médicos. Uma nova reunião deve ocorrer até o dia 12 de agosto.
Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.