O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, na manhã desta sexta-feira (19), da Audiência Pública “Sindicalismo, Diversidade e Juventude no Mundo do Trabalho”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de videoconferência. A entidade foi representada pelo conselheiro Vinícius Conejo.
A audiência coletiva foi conduzida pelo procurador do Trabalho André Luiz Riedlinger Teixeira, coordenador regional da CONALIS na Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro. Em sua abertura, o procurador fez uma contextualização histórica do sindicalismo, ressaltando sua relevância social e os desafios enfrentados na atualidade. Na sequência, reforçou o compromisso do MPT com o fortalecimento do diálogo social, a promoção da diversidade e a garantia de direitos no ambiente de trabalho.
Durante sua manifestação, Vinícius Conejo destacou as ações desenvolvidas pelo Simers no enfrentamento à violência contra as médicas e contra as mulheres, enfatizando o papel das entidades sindicais na conscientização, na defesa de direitos e na construção de ambientes laborais mais seguros, éticos e igualitários.
O conselheiro também ressaltou a importância de estimular a participação de médicos jovens no movimento sindical, apontando o Núcleo Médico Jovem do Simers como uma iniciativa estratégica para aproximar as novas gerações da atuação sindical. Segundo Conejo, o envolvimento fortalece a consciência coletiva, amplia a representatividade e contribui para a formação de lideranças comprometidas com a defesa da categoria médica no presente e no futuro.
AGE aprova Reforma Estatutária do Simers e a substituição de conselheiros
Convenção Simers debate os desafios e os rumos do sindicalismo na área médica
Simers lança campanha resgatando sua filosofia sindical e voltada para uma gestão eficaz
Na sequência, o vice-presidente do Sindicato Médico do Paraná (Simepar), Darley Ruggeri W. Junior, chamou atenção para o etarismo enfrentado por profissionais médicos, especialmente aqueles com maior tempo de atuação. Segundo o dirigente, observa-se um cenário crescente de precarização das relações de trabalho, com redução de salários e, em alguns casos, a indução à aposentadoria precoce. Ele também reforçou a importância das pautas femininas, dialogando com os pontos apresentados pelo representante do Simers.
A audiência foi marcada por um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências entre representantes de diferentes sindicatos, todos unidos pelo objetivo comum de defender suas categorias e fomentar práticas mais inclusivas e justas no mundo do trabalho.
O encontro integra as ações previstas na Resolução nº 82/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público e está alinhado às metas do projeto nacional da CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social). A iniciativa busca incentivar boas práticas sindicais, promover a formação de novas lideranças e fortalecer a atuação junto a trabalhadores e trabalhadoras pertencentes a grupos historicamente marginalizados, como mulheres, jovens, pessoas negras, pessoas com deficiência, idosos e a população LGBTQIA+.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.