Simers discute demandas dos médicos com a direção do HMIPV
Defesa

Simers discute demandas dos médicos com a direção do HMIPV

Reunião com o diretor-geral do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas ocorreu na sexta-feira, dia 6

Compartilhe

06/02/2026 15:58

Foto divulgação Ascom/Simers

Fluxos de atendimento e organização das equipes que atuam na UTI pediátrica do HMIPV foram pauta no encontro entre a integrante do Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Maria Dolores Bressan e o diretor-geral do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), Marcos Slompo. Com o objetivo de discutir a estruturação das escalas médicas da UTI pediátrica, a reunião ocorreu nesta sexta-feira, 6, e também contou com a participação das assessorias jurídica e de relações governamentais do Sindicato.

O Sindicato recebeu relatos de acionamentos frequentes da equipe da UTI para intercorrências em emergência, bloco cirúrgico e enfermarias. Também foi manifestada a preocupação da equipe com a possível saída dos médicos contratados pela PUCRS do serviço. O diretor-geral informou que os profissionais da PUCRS serão retirados da UTI e apresentou dados apontando que não haveria danos à qualidade do atendimento. 

LEIA MAIS

Simers aciona Ministério Público por falta de médico pediatra no Hospital Universitário de Canoas

Núcleo de Pediatria do Simers ouve demandas de equipes dos hospitais Universitário e Presidente Vargas

Sapucaia do Sul: Simers se reúne com médicos que prestavam serviço no hospital Getúlio Vargas pela Medlife

 

O gestor apontou que, em 2025, o hospital teve quadrimestres com taxa de ocupação de 55% e 71% e que as escalas médicas atuais são compatíveis com o número de profissionais. Considerando a decisão do gestor, o Sindicato informou que irá apurar com os profissionais a viabilidade objetiva de cumprimento das escalas somente com os profissionais estatutários, reforçando que, em se constatado risco de impossibilidade de fechamento das escalas de março, irá ratificar o pedido de revisão da decisão ou pedir o reforço de profissionais para atuar na UTI.

Ainda, o SIMERS questionou Slompo a respeito da necessidade de contratação de novos neuropediatras, vez que nesse momento apenas dois profissionais médicos realizam esse serviço no HMIPV. Slompo posicionou que há interesse por parte do HMIPV em contratar neuropediatras. O diretor afirma que está em tratativas para a contratação de dois neuropediatras, inclusive aventando a hipótese de acrescer profissionais através de aditivo contratual com a PUC. Contudo, reforçou que há dificuldade em obter profissionais com esta especialidade no mercado.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Núcleo de Pediatria do Simers Hospital Materno-Intantil Presidente Vargas (HMIPV)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política