O Simers (Sindicato Médico do RS) ouviu as necessidades dos médicos que trabalham na ponta do sistema e criou um plano estratégico para que sejam aprovadas leis que melhorem o atendimento à população e o trabalho dos médicos a partir de 2026. Essas propostas foram formatadas no final de 2025 e serão apresentadas a prefeituras e governos estadual e federal, buscando resolver problemas críticos como a falta de especialistas, as filas de espera e o atraso no pagamento de profissionais.
O objetivo é transformar a realidade dos postos de saúde e hospitais através de leis que tragam segurança para quem trabalha e eficiência para quem precisa de cuidado. Conheça os cinco projetos que buscam modernizar a saúde pública:
LEIA MAIS
“Precisamos rediscutir o pacto federativo”, diz presidente do Simers na Câmara de Porto Alegre
Simers e Fenam defendem no STF limites à pejotização na saúde
* REFESI (reforço no Inverno): garante verba extra do Governo Federal para os estados do Sul (RS, SC e PR) enfrentarem o aumento de doenças respiratórias no inverno, permitindo a abertura de novos leitos e compra de remédios.
* GPMed (seguro contra calotes): obriga as empresas que contratam médicos a deixarem um valor depositado em garantia. Havendo atrasos de honorários esse recurso é usado para pagar o profissional e evitar a interrupção do atendimento.
* Credenciamento (contratação Ágil): facilita que prefeituras contratem médicos especialistas de forma rápida e transparente para atender a população, combatendo as filas de espera de maneira oficial e segura.
* FGM (13º para médicos PJ): cria uma reserva de dinheiro para garantir um pagamento extra anual (como um 13º salário) para médicos que trabalham como empresa, incentivando-os a permanecerem por mais tempo no SUS.
* Filantropia Médica: propõe descontos em impostos para médicos que atenderem mais do que 60% do seu tempo de trabalho no SUS. Se for aprovado, haverá o interesse de mais médicos procurarem hospitais públicos.
A partir de 2026, o Simers iniciará as negociações com deputados e vereadores para transformar essas ideias em benefícios reais para a comunidade. Esse movimento é fruto de uma escuta ativa da categoria médica e reafirma o compromisso de construir uma saúde pública mais forte, onde a valorização do profissional se traduz diretamente em vidas salvas e melhor atendimento para todos os gaúchos.
Simers: coragem para fazer. Gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.