Saúde mental em foco: Simers celebra aprovação de equipe especializada no Samu de Porto Alegre
Medicina

Saúde mental em foco: Simers celebra aprovação de equipe especializada no Samu de Porto Alegre

Criação de equipe multiprofissional é vista como vitória para pacientes, famílias e profissionais que defendem atendimento 

Compartilhe

05/12/2025 10:21

A saúde mental ganhou um passo importante em Porto Alegre. A Câmara de Vereadores aprovou nesta quarta-feira (3), por unanimidade, o projeto de lei que cria uma equipe especializada para atendimento em saúde mental no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A proposta, apresentada pelo vereador Alexandre Bublitz (PT) e coassinada por Tanise Sabino (MDB), estabelece que cidadãos em crises, em episódios de intensa agitação psicomotora e demais emergências psiquiátricas terão atendimento direcionado.

A equipe será composta por um médico psiquiatra ou clínico com especialização em saúde mental, além de psicólogo, assistente social, enfermeiro especializado, dois técnicos de enfermagem capacitados e um condutor socorrista com experiência ou treinamento na área. O projeto segue agora para sanção do prefeito Sebastião Melo.

LEIA MAIS:

Emergência psiquiátrica do IAPI seguirá aberta até abril de 2026
Simers participa de reunião sobre saúde mental dos médicos, na Câmara de Porto Alegre
Simers participa de audiência pública sobre o impacto das enchentes de 2024 na saúde mental dos gaúchos

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e seu Núcleo de Psiquiatria comemoraram a decisão, destacando que a medida representa um avanço fundamental na política de cuidado em saúde mental da capital. A entidade, que há anos defende a manutenção e ampliação das emergências psiquiátricas, vê na nova equipe do Samu um reforço importante para a rede de atenção, especialmente em um momento no qual a demanda por esses serviços cresce continuamente. Para o Simers, a iniciativa responde a uma necessidade histórica: integrar o cuidado especializado desde o primeiro contato, ainda no território, evitando agravamentos.

Segundo o Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, a aprovação do PL sinaliza que Porto Alegre reconhece o impacto dos transtornos mentais no cotidiano das pessoas e a importância de oferecer respostas rápidas, seguras e qualificadas.

Simers: coragem para fazer. Gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Saúde Mental prioridades população Médicos prevenção

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política