O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, esteve reunido, nesta terça-feira, 4, com o defensor público Guilherme de Souza, que desde maio responde pelo Núcleo de Saúde da Defensoria Pública do Estado (DPE). No encontro, a crise na Saúde e a judicialização da área, além da renovação de um termo de parceria institucional entre o órgão e o Simers foram debatidos.
Matias falou sobre a perspectiva negativa em relação à crise financeira que atinge diversos municípios gaúchos na área da Saúde e, consequentemente, o atraso salarial dos médicos e a desassistência à população. Um dos exemplos citados é a situação de Canoas. Ele também destacou ver com bons olhos ter a DPE como aliada, por meio de um núcleo especializado apenas para a Saúde.
LEIA MAIS
Simers tem audiência no STF para falar sobre pejotização de médicos
“Nós no Simers também temos nossos núcleos especializados. Acredito que isso é muito importante para focar nas demandas e nas ações para cada especialidade, assim como enxergo que um núcleo da saúde na Defensoria é ótimo para a população”, analisou o presidente.
Além disso, a renovação do termo de parceria institucional e de colaboração mútua entre o Simers e a DPE também foi falado. O documento, que está em fase de elaboração, prevê o debate e o avanço em temas para a área saúde. Ainda no encontro, um termo para medicações especiais elaborado pela Defensoria teve uma ponte estabelecida com o núcleo de Medicina Legal do Sindicato.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.