Na tarde desta segunda-feira, 25, o Núcleo Médico Jovem do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NMJ-Simers) promoveu a Jornada do Recém-Formado, durante a 34ª Semana Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF). O encontro foi realizado no Auditório Biomédico da Escola de Medicina da instituição, reunindo estudantes em diferentes fases da graduação.
O evento teve como foco: orientar acadêmicos sobre questões jurídicas, contábeis, éticas e financeiras que marcam o início da vida profissional. A palestra principal foi conduzida pelo coordenador do NMJ-Simers, Vinícius dos Santos Conejo, que ressaltou a relevância da iniciativa: “Objetivo principal foi apresentarmos uma perspectiva de como é o início da carreira médica, e de qual maneira que o Sindicato pode auxiliar esse médico recém-formado nos primeiros anos da sua atuação. Na faculdade não se orienta como é o mercado de trabalho, apenas a formação em termos de currículo, não são abordados aspectos como a vida médica prática”, destacou.
*Primeiros 10 anos*
Vinícius também lembrou que o início da carreira é um período sensível para os jovens médicos. “O Núcleo surgiu a partir do momento em que se percebeu que os primeiros dez anos são os mais desafiadores para a carreira médica, é o período em que ele mais enfrenta problemas jurídicos, contábeis, que são relacionados ao início da carreira. Por isso, o NMJ fornece o apoio suplementar para recém-formados ou residentes. O Núcleo atua como um braço do Sindicato, direcionado para esses desafios iniciais da carreira”, completou.
O coordenador da Região Norte do Simers, Marcelo da Luz, reforçou a importância da aproximação com os estudantes: “Nosso propósito é alertá-los antes do início da carreira. Estamos preparando futuros profissionais para uma área que é muito exigida, muito procurada, e cada vez mais temos percebido dificuldades enfrentadas pela classe. Fazer atividades como essa é auxiliar na preparação para o mercado de trabalho e para enfrentar as dificuldades que vêm a seguir de sua formação”.
*Especialistas*
Além das falas dos representantes do Simers, a atividade contou com a participação de especialistas que compartilharam orientações práticas. A contadora Gessiane Cardoso, que assessora a Região Norte do Simers, a advogada Marina Martins, do departamento Jurídico da entidade, e o analista regional, Felipe Pasini.
LEIA MAIS:
- Simers participa de recepção dos residentes de clínica médica do RS;
- Simers realiza integração de recém-formados de Medicina em Rio Grande;
- MagNAS aborda iniciação científica na área da Medicina.
A Jornada do Recém-Formado é uma iniciativa do Simers, por meio do Núcleo Médico Jovem, com o propósito de apoiar profissionais no início da carreira médica. A programação aborda desde a constituição de Pessoa Jurídica (PJ), passando por gestão financeira e investimentos, até os direitos e deveres legais da profissão. A proposta é dar mais segurança aos futuros médicos para a transição entre a vida acadêmica e o exercício profissional.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.