Simers pede socorro em defesa dos médicos e pacientes do Hospital Conceição
Defesa

Simers pede socorro em defesa dos médicos e pacientes do Hospital Conceição

Sala vermelha do GHC opera com o dobro da capacidade e preocupa profissionais de saúde

Compartilhe

25/08/2025 17:22

Divulgação: Amália Ceola ASCOM -Simers

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi acionado na tarde desta segunda-feira (25), após alerta de superlotação na sala vermelha do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre (GHC). O setor é responsável pelo atendimento de pacientes em estado gravíssimo, como casos de infarto, AVC, parada cardiorrespiratória e outras emergências que exigem intervenção imediata.

Segundo os profissionais, a unidade encontra-se em situação crítica de superlotação, operando com 200% da capacidade ocupada. Há pacientes acomodados em cadeiras e macas, muitos deles sem acesso a equipamentos de monitoramento adequados, o que compromete a qualidade e a segurança do atendimento.

Diante do cenário, o Simers buscará auxílio com as secretarias de Saúde do Estado e do Município, para retificar fluxos de encaminhamento e revisão da necessidade de aumento de serviços disponíveis para atendimento da população.

Apesar da gravidade, o hospital segue prestando atendimento e não tem deixado pacientes desassistidos. No entanto, o sindicato alerta que a falta de estrutura adequada pode colocar vidas em risco. “Um paciente que precisa ser reanimado, por exemplo, necessita de equipamentos e condições adequadas para que o procedimento seja eficaz e seguro”, destaca a entidade.

O Simers reforça o apelo por providências imediatas, a fim de garantir a segurança de pacientes e profissionais e evitar o colapso da unidade.

Tags: Hospital Conceição população atendimento de pacientes Médicos Medicina estrutura

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política