Trote Solidário 2022/1 é sucesso e arrecada 24,6 toneladas de alimentos no RS
Vida

Trote Solidário 2022/1 é sucesso e arrecada 24,6 toneladas de alimentos no RS

Compartilhe

29/04/2022 17:50

A ação que já é marca registrada entre os calouros de Medicina do Estado, mais uma vez, garantiu excelentes resultados. A edição 2022/1 do Trote Solidário, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS - Simers), arrecadou 24,6 toneladas de alimentos na Capital e em mais 13 municípios gaúchos, incluindo doações on-line.
De acordo com o diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, os donativos vão ser encaminhados às entidades cadastradas junto à Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia da força da ação, dados fornecidos pela Rede apontam que uma tonelada de alimentos alimenta 80 pessoas em 30 dias, em todas as refeições.
“Desde 2008, o Trote Solidário vem beneficiando mais de 700 mil famílias. O que nos dá muito orgulho em saber que mudar a realidade nos ritos de recepção aos novos universitários, dando lugar para ações de caráter social, tem ajudado muita gente”, afirma.


Doses de solidariedade
Mas a campanha não contou apenas com a doação de alimentos. Também foram arrecadadas 1,5 toneladas de tampinhas plásticas e 23.322 livros. Além disso, voluntários foram responsáveis em garantir 566 bolsas de sangue, mostrando que as boas ações valem a pena.
Para o presidente do Núcleo Acadêmico do Simers, Gustavo Pizzuti, o sucesso do Trote Solidário do NAS – Simers se deve tanto devido ao engajamento dos alunos, como pela participação da comunidade. “A população já conhece a nossa iniciativa e tem sido muito participativa, assim como os estudantes, cada vez mais, têm aderido e se mobilizado”, destaca.
Ao todo, 2.224 futuros médicos de 19 universidades participaram da ação, em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Pelotas, Erechim, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Lajeado, Caxias do Sul e Ijuí. Sem falar na parceria com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, os hemocentros do Estado, o Instituto da Criança com Câncer e o curso Fleming.


Troféu Trote Solidário
Dentro do Trote Solidário promovido pelo NAS – Simers, ainda acontece o reconhecimento às universidades que mais arrecadaram donativos. Na edição 2022/1, os alunos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) saíram na frente e alcançaram o primeiro lugar, seguida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Já no interior, a campeã foi a Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria. Em segundo ficou a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) em terceiro. Todas vão receber o Troféu Trote Solidário, com data de entrega ainda a ser definida.

Tags: Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Doação Doação de alimentos Doação de sangue

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política