SIMERS parabeniza ABRASUS pelos dez anos de luta em favor da saúde e dos pacientes
A Luta

SIMERS parabeniza ABRASUS pelos dez anos de luta em favor da saúde e dos pacientes

Compartilhe

18/04/2017 19:00

Foto: Divulgação/SI
Foto: Divulgação/SIMERS
A Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (ABRASUS) completa dez anos, no dia 21 de abril. Para comemorar a data, a entidade promoveu atividades em sua sede e também foi homenageada na Câmara de Vereadores da Capital, ao longo da semana que antecedeu o aniversário. Na terça-feira (18), o neurologista Alberto Maia, primeiro a palestrar na ABRASUS, retornou a casa para mais uma vez falar aos voluntários, desta vez sobre o tema “O Envelhecimento”. Na oportunidade, as ex-presidentes  Iara Trovão da Silva e Carmen Lia Marino foram homenageadas pela diretoria da ABRASUS. Também teve bolo e parabéns. Já no dia 19, quarta-feira, o vereador doutor Humberto Goulart foi o proponente da homenagem na Câmara. Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), os diretores Bruno Costa e Germano Bonow prestigiaram o evento. Goulart homenageou o trabalho realizado pela ABRASUS. “Como médico que trabalha na ponta posso perceber diariamente as dificuldades que o SUS e qualquer outro sistema se saúde apresenta. Surgindo uma associação que se dedica para conseguir exames, hospitalização, cirurgia, remédios ela é uma benção dentro do nosso sistema de saúde. O SUS sozinho não aguenta. Essa homenagem é para estocar outras associações, outros pontos de saúde para que a gente possa complementar e cuidar do próprio SUS, porque a ABRASUS é uma associação fiscalizadora e as vezes gestora, porque ela vai atrás do remédio e da cirurgia.” Para o vereador doutor Thiago Duarte que também acompanha as ações realizadas pela ABRASUS, a associação tem sido fundamental nos trabalhos legislativos apontando a Câmara de Vereadores, à Comissão de Saúde e Meio Ambiente os locais de saúde de POA que precisam ser inspecionados. “Sem dúvida nenhuma a ABRASUS participa da resolução dos problemas da saúde de POA. É fundamental que nós deixemos de transformar doenças curáveis em incuráveis dando um grau de humanização ao atendimento das pessoas com regionalização do sistema, com diminuição do desperdício do absenteísmo das consultas especializadas e isso só vai acontecer com uma escuta dos usuários do SUS, com a escuta da ABRASUS e com isso a associação é fundamental nesse processo”. Para a presidente Terezinha Alves Borges a ABRASUS realiza este trabalho, porque acredita que pequenos gestos podem mudar uma vida, dar esperança e um novo recomeço. Segundo ela, a homenagem recebida na "Casa do Povo" é um reconhecimento ao trabalho feito em favor da saúde dos cidadãos.
Foto: Divulgação/SIMERS
Foto: Divulgação/SIMERS
Sobre a ABRASUS Em 2007, a entidade nasceu com o objetivo de lutar por melhorias aos que utilizam os sistemas de saúde no Brasil. A instituição trabalha com a prevenção através de palestras alertando as comunidades sobre doenças e suas consequências, defende os usuários do sistema, e entra na justiça caso precise para garantir medicamentos, cirurgias e consultas aos que necessitam. Sempre prezando pela saúde de melhor qualidade à população, a Associação percorreu nestes dez anos de atividades, postos de saúde, farmácias e hospitais verificando a estrutura e o atendimento prestado aos usuários. Entrou com ações, defendendo na justiça o direito do cidadão e garantiu em muitos casos que a consulta fosse efetuada, a cirurgia realizada e o medicamento entregue ao paciente.
Tags: Abrasus dez anos aniversário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política