O especialista em Radiologia geralmente é um desconhecido do paciente, mas é de fundamental importância para o diagnóstico através de exames de imagem, muitas vezes essencial para orientar seu tratamento.
Para a radiologista Beatriz Bohrer Amaral, este perfil “anônimo” já mudou nos últimos anos, com o incremento de novas tecnologias e exames que exigem a presença do médico. “Na ultrassonografia, por exemplo, o contato médico-paciente é muito grande e importante. Também trabalho muito com exames de mama e muitas vezes quem dá o diagnóstico às pacientes sou eu. Me preocupo muito com o bem-estar delas. Então a relação fica próxima e, como é um exame de rotina, elas voltam todos os anos para fazer comigo”, conta.
No Brasil, a Radiologia - ou Diagnóstico por Imagem - é uma das especialidades da medicina, e estuda os órgãos ou estruturas através da utilização de raios-x, permitindo definir e diagnosticar doenças. O médico radiologista é responsável pela análise e interpretação das imagens, a emissão de laudos ou relatórios e a realização de muitos exames, como ultrassonografias e ecografias. Para Beatriz, o médico que opta por esta especialidade é atraído não só pela tecnologia, mas pela anatomia humana. “É uma área que abrange o corpo como um todo e nos permite enxergar a fisiologia humana”, explica a especialista sobre esta área que permite observar o corpo por novo ângulo: o de dentro.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.