Núcleo Acadêmico do Simers entrega Troféu Trote Solidário aos alunos que mais arrecadaram donativos no Estado
Medicina

Núcleo Acadêmico do Simers entrega Troféu Trote Solidário aos alunos que mais arrecadaram donativos no Estado

Compartilhe

27/05/2022 11:19


Os alunos que deram um show de empatia e engajamento no Trote Solidário 2022/1, foram reconhecidos durante evento promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS – Simers), na noite desta quarta-feira, 25.  A solenidade aconteceu no auditório da entidade e contou com a entrega de um troféu aos integrantes dos cursos de Medicina que mais arrecadaram donativos, em todo o estado.


Os acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que alcançaram o primeiro lugar da região Metropolitana, receberam o troféu das mãos do vice-presidente do Simers, Marcelo Matias. Já o diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato, Vinícius de Souza, fez a entrega aos representantes da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria, campeão entre as universidades do interior gaúcho.


“Me sinto um privilegiado em participar deste momento e ver tantos futuros médicos já voltados às práticas de ações sociais. Com certeza, a participação no Trote Solidário vai marcar a trajetória desses jovens e prepará-los para um caminho de sucesso”, afirma Marcelo Matias.
Para o diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato, Vinícius de Souza, a medicina é um curso que exige muito dos alunos, e poder possibilitar esse encontro desde o início do futuro médico com a comunidade é gratificante.  "Um projeto que está em franca expansão, temos ótimas perspectivas para as próximas edições e a certeza que continuaremos impactar positivamente a sociedade", disse.


Números do Trote Solidário 2022/1
Durante o evento, o presidente do NAS – Simers, Gustavo Pizzutti, ao lado das diretoras Julia Adames e Letycia Cabral, apresentou os números de sucesso da edição 2022/1 do Trote Solidário. Ao todo, foram arrecadadas 24,6 toneladas de alimentos na Capital e em mais 13 municípios gaúchos, incluindo doações on-line. 
Além disso, também foram recolhidas 1,5 toneladas de tampinhas plásticas e 23.322 livros, incluindo a doação de sangue, que resultou em 566 bolsas de sangue. Resultado da união de mais de 2 mil futuros médicos, oriundos de 19 universidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Santa Maria, Pelotas, Erechim, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Lajeado, Caxias do Sul e Ijuí. 
A iniciativa vem sendo realizada a cada semestre e conta com a parceria da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, os hemocentros do Estado, o Instituto da Criança com Câncer e o curso Fleming. Para o gerente Operacional da Fundação, Gilmar Ximenes, a ação do NAS – Simers vem mostrando que o trabalho realizado está no caminho certo. “Vocês vêm tocando não apenas o coração das pessoas, mas vem fazendo a diferença na mesa de muitas famílias”, reforça.
Desde 2008, o Trote Solidário vem beneficiando mais de 700 mil famílias, ao revolucionar a realidade nos ritos de recepção aos novos universitários, dando lugar para ações que revertam em benefícios para a população.


Trote Solidário 2022/1
Vencedores na região Metropolitana:
1º lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
2º lugar: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
3º lugar: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Vencedores no interior do RS:
1º lugar: Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria;
2º lugar: Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado;
3º lugar: Universidade de Passo Fundo (UPF).

Tags: Trote Solidário Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Mobilização responsabilidade social

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política