Simers participa de audiência sobre demissão de médicos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas
Defesa

Simers participa de audiência sobre demissão de médicos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Mediação foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira, 3. Prefeitura não compareceu à sessão

Compartilhe

03/07/2025 17:48

A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Débora Espírito Santo, participou, na manhã desta quinta-feira, 3, de mais uma audiência de mediação referente à demissão dos médicos celetistas que atuavam no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). A sessão foi realizada presencialmente no Gabinete de Mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre. 

Presidida pelo vice-presidente do TRT4, Alexandre Corrêa da Cruz, a audiência foi acompanhada pela procuradora regional do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maria Cristina Sanchez Gomes Ferreira. Pelo Governo do Estado, participou a assessora da Direção Geral da SES, Luciane Saldanha Caiaffo, acompanhada do procurador do Estado, Marlon Brum. Também estiveram presentes, representantes do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Além do Simers, outros sindicatos também acompanharam a mediação. A prefeitura de Canoas foi convidada a participar, mas não compareceu.

A sessão teve como objetivo discutir a situação dos profissionais da saúde com o fim do contrato do IAHCS com a Prefeitura de Canoas. Entre os tópicos abordados estão a dispensa coletiva de trabalhadores, de que forma serão quitadas as parcelas rescisórias, a recontratação dos trabalhadores via CLT, a reposição salarial e o piso da enfermagem. Durante a mediação, o procurador José Pedro Pedrassani, do IAHCS, se comprometeu em encaminhar, ainda nesta quinta-feira, à prefeitura de Canoas, as planilhas contendo os valores rescisórios estimados devidos aos trabalhadores. Também ficou decidido que as planilhas de cálculos e valores rescisórios de forma individualizada e por categoria serão apresentadas nos autos da Reclamação Pré-Processual (RPP), até a próxima quarta-feira, 9 de julho. 

Saiba mais:

Médicos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas fazem assembleia para definir medidas para garantir pagamento

Simers faz reunião com médicos demitidos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Judiciário dá 30 dias de prazo para que a Prefeitura de Canoas informe a data de conclusão das obras do HPS e retorno integral aos atendimentos de saúde

O Simers e demais sindicatos presentes na audiência solicitaram que sejam encaminhados ofícios ao prefeito e ao secretário Municipal da Saúde de Canoas, informando o resultado da sessão, reiterando o convite para participação na próxima mediação. Os sindicatos também solicitaram que o Município seja questionado sobre a forma de pagamento e data do pagamento das parcelas rescisórias. Uma nova audiência de mediação presencial ficou marcada para a sexta-feira da próxima semana, 11 de julho, às 14h30min.

Fotos: Jean Peixoto/Ascom Simers
Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política