Simers vai a Brasília e conquista vitórias e apoio para pautas urgentes da categoria médica
Defesa

Simers vai a Brasília e conquista vitórias e apoio para pautas urgentes da categoria médica

As duas principais pautas abordadas foram a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina e a terceirização de médicos

Compartilhe

03/07/2025 17:07

 

A diretoria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul participou de reuniões e audiências nesta semana, em Brasília, em busca de apoio na defesa dos direitos da categoria e pela formação de qualidade de futuros médicos e especialistas. Uma das vitórias foi a inclusão do presidente Marcelo Matias na Comissão Nacional de Residência Médica, representando a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A comissão tem como funções a regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições de ensino. 

Outra vitória significativa obtida é um projeto de lei protocolado na Câmara dos Deputados a partir de sugestão do Simers. A deputada federal Carla Dickson, do Rio Grande do Norte, apresentou PL que estabelece limites para a terceirização de médicos. Em fevereiro, o Simers apresentou a proposta para a deputada. O Projeto de Lei nº 570/2025 tem como objetivo principal garantir a transparência na contratação de médicos por meio de empresas terceirizadas e assegurar o pagamento regular e correto dos profissionais.

O vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, participou de audiência com integrantes do Ministério do Trabalho e com o ministro Luiz Marinho. Em pauta, a necessidade de limites para a terceirização de médicos. Vasconcelos trouxe exemplos de municípios gaúchos, como Canoas, onde médicos estão há meses trabalhando sem receber. E apresentou o Devedômetro, ferramenta do Simers que mostra onde médicos atuam sem pagamentos. Atualmente, oito cidades gaúchas constam na lista (Devedômetro - veja aqui).

A direção do Simers também teve audiências com diversos parlamentares solicitando apoio. O presidente Marcelo Matias e o diretor geral Willian Adami se reuniram com o senador Luis Carlos Heinze e entregaram ofício pedindo fiscalização urgente nos processos administrativos do Ministério da Educação, para que o MEC divulgue quantos novos cursos de Medicina estão sendo abertos no país e responda pela qualidade do Ensino, entre outras questões. 

Também houve a apresentação de um requerimento na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, pelo senador Hiran Gonçalves, para que o presidente do Simers participe de audiência sobre o Parto Seguro. O requerimento foi aprovado e Marcelo Matias, que é obstetra, ganhou espaço na discussão para defender os médicos contra a utilização do termo "violência obstétrica". 

Em reunião com diversos parlamentares, também foi solicitado apoio para a retomada do COAPES, Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, instrumento de integração entre faculdades de medicina e SUS.

Saiba mais:

Outra vitória: Projeto que estabelece piso salarial para médicos  e cirurgiões-dentistas é aprovado por mais uma comissão na Câmara dos Deputados

Vitória: Simers comemora aprovação de projeto que aumenta pena para crimes cometidos contra médicos

Vice-presidente cumpre agendas em Brasília apresentando projetos que pretendem revolucionar a contratação dos médico

Os dirigentes também foram recebidos no escritório do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília. No Congresso, ainda se reuniram e conversaram com os deputados federais gaúchos Osmar Terra, Sanderson, Pedro Westphalen, Alexandre Lindenmeyer e Bibo Nunes. E também com os deputados Luiz Ovando, do Mato Grosso do Sul, José Medeiros e Coronel Fernanda, do Mato Grosso, Cabo Gilberto Silva, da Paraíba, e Allan Garcês, do Maranhão. Ainda foram recebidos pelo senador Hamilton Mourão, onde a nova gestão do Sindicato foi apresentada. Também houve reunião com as equipes do presidente do Senado, Davi Alcolumbre e da senadora Mara Gabrilli.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Brasília Fenam

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política