A diretoria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul participou de reuniões e audiências nesta semana, em Brasília, em busca de apoio na defesa dos direitos da categoria e pela formação de qualidade de futuros médicos e especialistas. Uma das vitórias foi a inclusão do presidente Marcelo Matias na Comissão Nacional de Residência Médica, representando a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A comissão tem como funções a regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições de ensino.
Outra vitória significativa obtida é um projeto de lei protocolado na Câmara dos Deputados a partir de sugestão do Simers. A deputada federal Carla Dickson, do Rio Grande do Norte, apresentou PL que estabelece limites para a terceirização de médicos. Em fevereiro, o Simers apresentou a proposta para a deputada. O Projeto de Lei nº 570/2025 tem como objetivo principal garantir a transparência na contratação de médicos por meio de empresas terceirizadas e assegurar o pagamento regular e correto dos profissionais.
O vice-presidente do Simers, Felipe Vasconcelos, participou de audiência com integrantes do Ministério do Trabalho e com o ministro Luiz Marinho. Em pauta, a necessidade de limites para a terceirização de médicos. Vasconcelos trouxe exemplos de municípios gaúchos, como Canoas, onde médicos estão há meses trabalhando sem receber. E apresentou o Devedômetro, ferramenta do Simers que mostra onde médicos atuam sem pagamentos. Atualmente, oito cidades gaúchas constam na lista (Devedômetro - veja aqui).
A direção do Simers também teve audiências com diversos parlamentares solicitando apoio. O presidente Marcelo Matias e o diretor geral Willian Adami se reuniram com o senador Luis Carlos Heinze e entregaram ofício pedindo fiscalização urgente nos processos administrativos do Ministério da Educação, para que o MEC divulgue quantos novos cursos de Medicina estão sendo abertos no país e responda pela qualidade do Ensino, entre outras questões.
Também houve a apresentação de um requerimento na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, pelo senador Hiran Gonçalves, para que o presidente do Simers participe de audiência sobre o Parto Seguro. O requerimento foi aprovado e Marcelo Matias, que é obstetra, ganhou espaço na discussão para defender os médicos contra a utilização do termo "violência obstétrica".
Em reunião com diversos parlamentares, também foi solicitado apoio para a retomada do COAPES, Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, instrumento de integração entre faculdades de medicina e SUS.
Saiba mais:
Vitória: Simers comemora aprovação de projeto que aumenta pena para crimes cometidos contra médicos
Os dirigentes também foram recebidos no escritório do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília. No Congresso, ainda se reuniram e conversaram com os deputados federais gaúchos Osmar Terra, Sanderson, Pedro Westphalen, Alexandre Lindenmeyer e Bibo Nunes. E também com os deputados Luiz Ovando, do Mato Grosso do Sul, José Medeiros e Coronel Fernanda, do Mato Grosso, Cabo Gilberto Silva, da Paraíba, e Allan Garcês, do Maranhão. Ainda foram recebidos pelo senador Hamilton Mourão, onde a nova gestão do Sindicato foi apresentada. Também houve reunião com as equipes do presidente do Senado, Davi Alcolumbre e da senadora Mara Gabrilli.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.