Após mobilização do Simers, Santa Casa de São Gabriel receberá medicamentos para pacientes com Covid
A Vida

Após mobilização do Simers, Santa Casa de São Gabriel receberá medicamentos para pacientes com Covid

Compartilhe

20/04/2021 15:30

Após intensa mobilização do Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) junto às autoridades, a Santa Casa de São Gabriel receberá nesta terça-feira (20) o total de mil ampolas de medicamentos do chamado kit intubação para pacientes com Covid-19. Os insumos serão entregues pela Secretaria Estadual da Saúde com o apoio do Exército Brasileiro.

No início do mês, a partir de alertas de médicos e profissionais da saúde, o Simers denunciou a situação de desabastecimento de medicamentos e insumos no hospital. A entidade médica fez comunicados aos órgãos competentes, à imprensa e às autoridades municipais e estaduais para exigir a imediata solução para o problema e prevenir desabastecimento.

Em comitiva organizada pelo Simers, o diretor Willian Adami esteve na Santa Casa em 7 de abril para apurar denúncias sobre a falta de medicamentos para tratamento dos pacientes com Covid-19 e para verificar as condições de trabalho dos profissionais do estabelecimento de saúde. 

Na mesma oportunidade, representantes do Simers se reuniram com o prefeito Rossano Gonçalves para tratar dos problemas que envolvem o hospital, acompanhados do presidente da CPI dos Medicamentos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dr. Thiago Duarte (DEM).

Concomitantemente ao cumprimento da agenda de ações em prol do trabalho dos médicos, em São Gabriel, a equipe do Simers encaminhou as indicações dos medicamentos faltantes na Santa Casa para providências cabíveis dos órgãos competentes.

A situação, também registrada em outras cidades gaúchas, acarreta graves consequências, como riscos aos pacientes internados, pela possibilidade de agravamento do quadro de saúde e até mesmo de morte. Além disso, provoca dificuldade extra para o trabalho dos profissionais que empenham dedicação extrema para salvar vidas neste momento de agravamento da pandemia. 

Além da Santa Casa de São Gabriel, a Secretaria da Saúde e o Exército farão a entrega de quase 124 mil medicamentos do kit intubação a outros 61 hospitais, em outras 46 cidades no Rio Grande do Sul. Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias, e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A.

 

Tags: Medicamento Insumos Covid-19 Remédios

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política