Trote Solidário encerra ano com premiação às faculdades de Medicina que mais se mobilizaram no RS
Vida

Trote Solidário encerra ano com premiação às faculdades de Medicina que mais se mobilizaram no RS

Compartilhe

04/10/2023 14:35

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com o Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), realizou na noite desta terça-feira, 3, a cerimônia de premiação aos vencedores da 24ª edição do Trote Solidário, que chega a 2023 nos seus 15 anos de uma trajetória premiada. A solenidade aconteceu na sede da entidade e contou com a presença dos alunos das faculdades de Medicina que conquistaram o pódio da solidariedade na segunda edição do ano do Trote Solidário, além de representantes do Instituto do Câncer Infantil e do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, parceiros da ação.
 
A iniciativa reconheceu as turmas de Medicina que mais arrecadaram em todo o Estado. Na Capital, o primeiro lugar ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o segundo lugar com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em terceiro lugar. Já no interior, a Universidade de Passo Fundo (UPF) garantiu o primeiro lugar, seguida da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em segundo e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em terceiro lugar.

O diretor de Políticas Estratégicas do Sindicato Médico, Vinicius de Souza, destacou a importância de iniciativas como essa desde o primeiro dia de faculdade. “A nossa função como médicos é melhorar a qualidade de vida das pessoas e não existe forma melhor de aprender isso do que praticando, desde o primeiro dia de faculdade. É um orgulho e privilégio para o Simers ter esse projeto em mãos e poder expandir ele a cada semestre, levando ele como exemplo também para outros estados”, comemora.
 
O vice-presidente do NAS – Simers, João Pedro, falou sobre os próximos Trotes e a expectativa de alcançar mais pessoas. “A ideia principal é que aqueles que já fizeram parte do projeto façam chegar aos bixos, nas próximas gerações de alunos, e que alcance cada vez mais pessoas. Para que, no futuro, não haja mais espaço aqui dentro do nosso auditório para receber vocês”, afirma o acadêmico.

Números do Trote Solidário

O Trote Solidário é exemplo de sucesso, ao longo dos 15 anos de existência da iniciativa. Confira os números totais:

• 21.241 alunos participantes;
• 408 toneladas de itens alimentícios arrecadados - o que representa comida na mesa para mais de 816 mil pessoas;
• 8.185 bolsas de sangue (sendo que uma bolsa pode salvar até quatro vidas);
• 6.550 de tampinhas plásticas (o valor de 150 kg equivale a uma cadeira de rodas ou uma cadeira de banho);
• 31.233 mil livros doados para cursinhos populares de pré-vestibular em Medicina.

Vejas as fotos dos premiados desta edição de 2023:

 

Tags: Trote Solidário UFRGS UPF Ulbra Unisinos Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Solidariedade UCS UFSM

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política