O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Ricardo Pedrini Cruz, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, o vereador Ramiro Rosário para dialogar sobre as condições de trabalho dos médicos e pedir apoio parlamentar para a categoria junto à Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro ocorreu na sede da entidade médica com a presença das assessorias Jurídica e de Relações Governamentais do Sindicato.
Na agenda, o diretor do Simers apresentou uma série de indicadores relacionados aos investimentos em Saúde na Capital. Pedrini também apontou a necessidade de reposição salarial para médicos e o impacto financeiro disso na receita da prefeitura, considerando diferentes cenários de aumento.
“Temos um déficit acumulado de 35% de reposição para os médicos. O impacto dessa reposição na receita corrente líquida da prefeitura deste ano seria de apenas 0,8%”, pontuou o diretor.
Pedrini também apresentou dados comparativos sobre a média salarial dos médicos municipários de Porto Alegre, que figura abaixo de outras capitais como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Durante o encontro, também foi debatida a eficiência do setor privado em comparação ao público, discutindo a qualidade dos serviços prestados por empresas terceirizadas, e qual seria a efetividade da “parceirização” dos serviços de saúde.
LEIA MAIS:
- Demandas dos médicos municipários de Porto Alegre são levadas ao líder de governo na Câmara;
- Simers debate demandas dos médicos municipários com a Prefeitura de Porto Alegre.
O vereador trouxe ao sindicato a proposta de analisar benchmarks de remuneração em outros locais no Brasil, focando na qualidade do atendimento de saúde e na comparação entre diferentes modelos de remuneração. “Seria importante saber sobre atendimento de saúde, a qualidade, os índices que são usados e, inclusive, fazer um cenário com as parceiras de saúde. Onde o modelo parceirizado funciona no Brasil? Onde está bom para o médico e onde está melhor para a população?”, ponderou Rosário.
Ao fim do encontro, a entidade médica se colocou à disposição da Câmara para novas tratativas, e o parlamentar recebeu uma apostila com os dados apresentados durante o encontro para posterior análise.
Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.