Simers busca apoio da secretária de Desenvolvimento Econômico para demandas dos médicos municipários de Porto Alegre
Médico

Simers busca apoio da secretária de Desenvolvimento Econômico para demandas dos médicos municipários de Porto Alegre

Encontro com Fernanda Barth ocorreu nesta quinta-feira, na sede da Secretaria, no Instituto Caldeira

Compartilhe

31/07/2025 17:32

Foto: Sibeli Fagundes/Ascom Simers

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) está lutando pela recomposição da remuneração dos médicos estatutários de Porto Alegre. Para isso, busca apoio em diferentes frentes. Nesta quinta-feira, 31, as integrantes do Núcleo dos Municipários, Denise Affonso e Alla Dolganova, se reuniram com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Barth, no Instituto Caldeira.

Elas mostraram estudos do Simers sobre a atual situação financeira dos médicos municipários. “É necessário haver atratividade para futuros concursos públicos e, hoje, o que temos são desistências dos que foram contratados como estatutários”, avaliou Denise. Alla falou sobre a defasagem da remuneração dos profissionais, que chega a 35% desde 2016. “Temos casos em que o estatutário exerce a mesma função, lado a lado, com um médico terceirizado que recebe um valor por hora bem mais alto.

LEIA MAIS

Demandas dos médicos municipários de Porto Alegre são levadas ao líder de governo na Câmara
Simers debate demandas dos médicos municipários com a Prefeitura de Porto Alegre
Sindicato realiza reunião com secretário de Saúde de Porto Alegre

Fernanda Barth se comprometeu em apoiar a negociação da categoria. Atualmente, mais de 900 médicos atuam na rede municipal de saúde, número que vem despencando com as aposentadorias, exonerações e sem reposição por concurso público.

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Municipários Porto Alegre Simers Núcleo dos Municipários Remuneração recomposição salarial

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política