O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 30, com a diretora da Atenção Primária de Porto Alegre, Vânia Frantz. Na pauta do encontro, o fechamento das emergências psiquiátricas no município. O encerramento das atividades no IAPI está previsto para os próximos meses.
O Simers esteve representado pela diretora Ana Coronel e pelo integrante do Núcleo de Psiquiatria, José Luiz Correa, que demonstraram preocupação quanto às medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para preparar os CAPS e as UPAs para absorver a demanda. Correa afirmou que a criação dos cinco novos Caps não será o suficiente para absorver os pacientes que ficarão sem o atendimento das emergências psiquiátricas. Ele ainda comentou que os médicos estão relatando adoecimento por causa de sobrecarga.
Já a diretora Ana Coronel solicitou que o Simers tenha participação no grupo de trabalho que está analisando as ações necessárias para capacitar as equipes que começarão a atender as demandas do IAPI. Além da solicitação, o Sindicato entregou um ofício para Vânia, pedindo, formalmente, o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de encerramento.
LEIA MAIS:
- Simers realiza reunião com secretário de Saúde de Porto Alegre;
- Simers discute demandas da categoria com secretário de Saúde de Porto Alegre;
- Simers se reúne com direção do PACS para tratar de demandas dos médicos.
A SMS alega que o fechamento das emergências psiquiátricas no município é uma adequação à lei federal que prevê a substituição gradual de hospitais psiquiátricos por serviços de atenção psicossocial, como o CAPS.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.