Simers debate fechamento das emergências psiquiátricas de Porto Alegre com Secretaria Municipal de Saúde
Defesa

Simers debate fechamento das emergências psiquiátricas de Porto Alegre com Secretaria Municipal de Saúde

Encontro com diretora da Atenção Primária de Porto Alegre buscou solucionar dúvidas sobre a transição e a preparação para o encerramento

Compartilhe

31/07/2025 17:01

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 30, com a diretora da Atenção Primária de Porto Alegre, Vânia Frantz. Na pauta do encontro, o fechamento das emergências psiquiátricas no município. O encerramento das atividades no IAPI está previsto para os próximos meses.

 

O Simers esteve representado pela diretora Ana Coronel e pelo integrante do Núcleo de Psiquiatria, José Luiz Correa, que demonstraram preocupação quanto às medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para preparar os CAPS e as UPAs para absorver a demanda. Correa afirmou que a criação dos cinco novos Caps não será o suficiente para absorver os pacientes que ficarão sem o atendimento das emergências psiquiátricas. Ele ainda comentou que os médicos estão relatando adoecimento por causa de sobrecarga.

 

Já a diretora Ana Coronel solicitou que o Simers tenha participação no grupo de trabalho que está analisando as ações necessárias para capacitar as equipes que começarão a atender as demandas do IAPI. Além da solicitação, o Sindicato entregou um ofício para Vânia, pedindo, formalmente, o esclarecimento de dúvidas sobre o processo de encerramento.

 

LEIA MAIS:

Simers realiza reunião com secretário de Saúde de Porto Alegre;

- Simers discute demandas da categoria com secretário de Saúde de Porto Alegre;

- Simers se reúne com direção do PACS para tratar de demandas dos médicos.

 

A SMS alega que o fechamento das emergências psiquiátricas no município é uma adequação à lei federal que prevê a substituição gradual de hospitais psiquiátricos por serviços de atenção psicossocial, como o CAPS.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

 

 

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS IAPI Psiquiatria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política