Simers pede apoio de deputado federal Pedro Westphalen às pautas nacionais em prol da categoria médica
Defesa

Simers pede apoio de deputado federal Pedro Westphalen às pautas nacionais em prol da categoria médica

Compartilhe

23/09/2021 12:17

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, se reuniu com o deputado federal Pedro Westphalen para abordar pautas determinantes à valorização do trabalho médico, assim como essenciais a um processo de certificação que garanta a cuidadosa avaliação da formação médica no país.

O Projeto de Lei 3167/20, em tramitação na Câmara dos Deputados, foi o primeiro ponto de atenção da reunião, que ocorreu de forma online, nesta quarta-feira (22). Essa proposta  dispõe sobre as medidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus e sobre o pagamento do adicional de insalubridade aos profissionais da saúde, e foi fortemente defendida pelo dirigente do Simers.
Também foi  citado o Projeto de Lei 4667/20, que trata da obrigatoriedade de aprovação no Exame Nacional de Suficiência da Medicina para o exercício da profissão. Para o Simers, que tem dialogado com outras entidades médicas sobre o formato do exame, o ideal seria conciliar a avaliação do aluno e aspectos punitivos às instituições formadoras, parametrizados por volume e frequência de resultados insatisfatórios. Porém, é um debate ainda inicial no Congresso. 

Fernando Uberti aproveitou a oportunidade e alertou sobre o PL 399/15, que permite o cultivo domiciliar da maconha para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham partes da planta. Uberti explicou que, "por iniciativa do Simers, uma carta aberta das entidades médicas gaúchas foi encaminhada a cada um dos deputados federais gaúchos,  manifestando contrariedade ao uso do Canabidiol (apenas um dos componentes da maconha) em casos sem comprovação científica, e posição fortemente contrária a qualquer forma que flexibilize o plantio, cultivo ou comercialização de maconha". O documento também foi assinado pelo Conselho Regional de Medicina (Cremers), Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. 

Ao saudar o Simers pela iniciativa, Westphalen destacou a importância de entidades representativas que lutem pelos interesses da categoria médica. “Vivemos um cenário de muitas pautas relativas à saúde. Por isso, considero bastante positivo que o Simers elenque prioridades e busque essa aproximação com os deputados”, afirmou, ao se colocar à disposição para encaminhamentos cabíveis às pautas debatidas. 
Também participaram da reunião virtual assessores de Westphalen e equipes jurídica e política do Simers. O Objetivo da reunião era tratar sobre  pautas mais diretamente relacionadas ao Deputado e envolvendo Medicina e Saúde, mas também alinhar a disponibilidade de ação conjunta em qualquer matéria federal que signifique avanços aos médicos.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política