O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta terça-feira, 18, da reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O encontro foi desenvolvido sob o tema “Por Trás do Jaleco: o Adoecimento Silencioso dos que Salvam Vidas – Saúde Mental dos Médicos e Profissionais da Saúde". Participaram especialistas e lideranças do setor, além de parlamentares que integram a comissão.
A psiquiatra Liliane Dias de Lima, do Núcleo de Psiquiatria do Simers, integrou a mesa para destacar o trabalho feito pelo sindicato na defesa da saúde mental, em todas as esferas, mas com especial atenção ao cuidado com os médicos. Segundo ela, esses profissionais chegam a ter duas ou três vezes mais problemas de saúde mental em relação aos demais trabalhadores, em função da rotina desgastante, especialmente na rede pública de atendimento.
LEIA MAIS
Setembro Amarelo: Simers defende preparo técnico e empatia no enfrentamento ao suicídio
“Atendo colegas em burnout que vivem em pânico porque com a falta de recursos para um diagnóstico mais preciso acabam não sabendo se, ao enviarem um paciente para casa, ele pode ter algum problema mais grave e esses médicos acabem sendo penalizados”, observou a psiquiatra. Além disso, ela criticou a sobrecarga de trabalho, a precarização do vínculo empregatício, por meio da chamada pejotização, e o fechamento de emergências psiquiátricas.
Por fim, Liliane ressaltou que o sindicato está sempre à disposição para levar adiante os debates e as ações que tenham como objetivo a melhoria das condições de trabalho dos médicos. Ela lembrou, ainda, que o Simers oferece atendimento psiquiátrico aos sindicalizados.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.