Simers participa de encontro sobre neurodivergência na Câmara de Porto Alegre
Médico

Simers participa de encontro sobre neurodivergência na Câmara de Porto Alegre

Compartilhe

26/09/2025 14:55

Foto divulgação Ascom/Simers

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta quinta-feira, 25, da 3ª reunião da Frente Parlamentar em Apoio aos Neurodivergentes: Direitos, Tratamento, Inclusão e Empreendedorismo. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Organizada pela vereadora Tanise Sabino, presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Neurodivergentes: Direitos, Tratamento, Inclusão e Empreendedorismo, a reunião contou com especialistas, familiares, gestores públicos e entidades representativas. O objetivo foi debater a importância e o formato de atendimento a ser adotado no Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA+), que será implementado pela gestão do município. 

Os porto-alegrenses contam com uma unidade, destinada a crianças de até 12 anos. Já as novas instalações serão dedicadas ao atendimento de pessoas acima dessa idade.

O diretor do Simers Ricardo Nogueira destacou que espaços como o CERTA+ são muito importantes para o atendimento da população. No entanto, reforçou que a preocupação do sindicato é que isso seja feito por profissionais devidamente habilitados.

LEIA MAIS

Simers volta a alertar para o colapso na saúde mental
Prefeitura de Porto Alegre adia fechamento das emergências psiquiátricas após negociação do Simers
Setembro Amarelo: Simers defende preparo técnico e empatia no enfrentamento ao suicídio

“A preocupação do Simers é uma só: ter pessoas capacitadas e treinadas para dar uma resposta eficiente a uma demanda reprimida. Em primeiro lugar, porque é importante diagnosticar corretamente. Depois, para dar o tratamento adequado, principalmente em relação ao manejo e a terapia farmacológica”, destacou o diretor.

Nogueira, que também é coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, fez questão de salientar a importância do cuidado com os familiares. “Tenho visto famílias com mais de um paciente com a mesma patologia. Se sabe a demanda que isso representa. Muitas vezes, tem que parar a vida e se dedicar exclusivamente. Temos que cuidar do cuidador”, defendeu, reiterando o apoio do sindicato à criação do CERTA+ e ao aprimoramento no serviço prestado pelo CERTA. 

O Núcleo de Psiquiatria do Simers atua na defesa da valorização da assistência psiquiátrica no Estado. Entre as principais pautas do grupo está a presença de emergências psiquiátricas e a fiscalização para que a população seja atendida sempre por profissionais especializados.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Saúde Mental Núcleo de Psiquiatria Simers

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política