Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, participou na manhã desta segunda-feira da apresentação oficial do projeto de expansão do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, realizada na Assembleia Legislativa do RS. O evento foi conduzido pelo prefeito Sebastião Melo, que buscou mobilizar deputados federais e estaduais para o apoio financeiro à obra por meio de emendas parlamentares.
Durante a apresentação, os parlamentares reconheceram a importância do HPS para o sistema de saúde gaúcho e elogiaram os serviços prestados. Também se comprometeram a colaborar com a destinação de recursos, solicitando transparência nos custos e na execução do projeto. O deputado estadual Alceu Moreira (MDB) classificou o trabalho realizado no hospital como “uma verdadeira obra de arte”, destacando as reconstruções cirúrgicas complexas e o atendimento humanizado: “É um local que não olha o rosto, salva vidas”.
Um vídeo exibido no evento trouxe depoimentos de pacientes e médicos, revelando o impacto positivo do hospital na vida da população. O presidente do Simers, Marcelo Matias, pediu autorização ao prefeito para divulgar o material, ressaltando que ele “retrata a realidade dos profissionais de saúde e a importância do trabalho desenvolvido no HPS”.
Em seu discurso, Matias falou em nome das entidades médicas e reforçou o compromisso da categoria com a valorização do hospital: “Somos todos parceiros. O HPS é uma referência para o nosso Estado e enfrenta enormes desafios diante das limitações do SUS e da retirada de recursos pelo programa Assistir. Queremos estar ao lado desta luta, defender o hospital e seus profissionais. Fico orgulhoso em ver lideranças políticas unidas em torno de um objetivo maior: o fortalecimento da saúde pública no RS.”
Nova estrutura do HPS
O projeto de expansão do Hospital de Pronto Socorro será executado em um terreno de 11 mil metros quadrados, localizado ao lado da estrutura atual, na Rua José Bonifácio. A nova edificação terá oito andares e incluirá até 110 novos leitos, que se somarão aos 95 já existentes, praticamente dobrando a capacidade de internação da instituição.
Referência em trauma no RS
Com 81 anos de atuação, o HPS é a principal referência em trauma no Rio Grande do Sul, sendo a porta de entrada para casos graves de acidentes de trânsito, quedas, queimaduras e politraumatismos. Atende 24 horas por dia pacientes de Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do Estado. Anualmente, mais de 150 mil pessoas passam pelo hospital, evidenciando sua importância estratégica no atendimento de urgência e emergência.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.