Simers em Rio Grande: dado início aos trabalhos da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa
Defesa

Simers em Rio Grande: dado início aos trabalhos da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa

Compartilhe

06/06/2022 16:35

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) juntamente com o Simerg (Sindicato Médico do Rio Grande) e Presidência da Santa Casa do Rio Grande deram início aos trabalhos do movimento em defesa da manutenção e fortalecimento do maior Complexo Hospitalar da metade sul do estado. 

A reunião foi coordenada pelo diretor-geral do Simers, Fernando Uberti. Nesse primeiro encontro foram retomados os objetivos e definido o formato de trabalho do grupo, além de se viabilizar um alinhamento de informações sobre o atual cenário econômico da Santa Casa e estratégias já em curso para o enfrentamento desse contexto.

A partir disso, se iniciou debate sobre medidas estruturais e estratégicas para possibilitar sustentabilidade emergencial e a longo prazo à Santa Casa. 

Foi deliberado prazo de 15 dias para apresentação de propostas de cada instituição componente da Frente, no que se refere a suas possibilidades de atuação em benefício desse amplo movimento estadual e nacional, além de proposições quanto ao plano de ação a ser formulado pelo grupo, para posterior apresentação ao Ministério da Saúde, parlamentares da Bancada Gaúcha, e Governo do Rio Grande do Sul.

Essas propostas das entidades serão compiladas e integradas, partindo-se desse conjunto de sugestões para a confecção do plano estrutural de ação que abarque o passivo e o déficit operacional do Complexo. 

Também ficou definido maior unificação no posicionamento público das entidades e instituições componentes da Frente, objetivando maior sensibilização da sociedade, lideranças e gestores sobre a importância da Santa Casa e o seu impacto em assistência e ensino ao Rio Grande do Sul.

A segunda reunião da Frente está agendada para 27.06, às 9h, no Salão Nobre da Santa Casa do Rio Grande.

A Frente é composta pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato Médico de Rio Grande (Simerg), Direção da Santa Casa de Rio Grande, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Rio Grande, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), 6º GAC do Exército, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Câmara de Comércio de Rio Grande, Empresa Portos RS/Superintendência dos Portos do RS, OAB-Subseção Rio Grande, e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).

Tags: Santa Casa de Rio Grande defesa Núcleo Acadêmico Simers (NAS) SIMERG Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS) FURG Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política