A crise no Hospital Universitário (HU) de Canoas foi o principal tema do encontro entre o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello. A diretora de Inovação da instituição, Quelen Tanize Alves da Silva, também participou da reunião desta terça-feira, 30.
Matias novamente expôs a Barichello as condições em que o HU se encontra e como o governo federal poderia auxiliar, assumindo a gestão. “Sozinha, a Prefeitura não vai conseguir sanar os problemas financeiros do hospital, pagar as dívidas e investir”, ressaltou.
Barrichello concordou sobre a importância do Universitário, referência para mais de 150 municípios, e que o GHC assumir a gestão seria significativo tanto para o Conceição, como para o sistema de saúde de Porto Alegre. Ressalvou, no entanto, que a decisão cabe ao Ministério da Saúde e que, se isso ocorrer, é essencial que Estado e Prefeitura de Canoas sigam repassando recursos. O Simers seguirá negociando e buscando aliados para que a transferência do HU para o governo federal se concretize.
LEIA MAIS
Núcleo de Pediatria verifica condições da UTI Pediátrica do HU
NOTA OFICIAL: irregularidade no Hospital Universitário de Canoas
NOTA DE REPÚDIO: Núcleo de Pediatria do Simers repudia fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Universitário
Outros assuntos, como o acordo coletivo de trabalho para os médicos do Hospital Cristo Redentor, a questão da infraestrutura da unidade de saúde do Jardim Itu e uma demanda do Criança Conceição também foram encaminhados.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.