Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) foi palco nesta segunda-feira, 29, de um evento gratuito promovido pelo Hub de Solidariedade do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em homenagem ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.
O encontro reuniu médicos, voluntários, músicos e o público para discutir a doação de órgãos e a importância de ampliar esse diálogo com familiares, amigos e a população. Um dos destaques da noite foi o pocket show de Ricardo Cordeiro, o King Jim, vocalista da banda Garotos da Rua e transplantado de fígado há quase 12 anos. Acompanhado pelo guitarrista Felipe Rotta, King Jim compartilhou sua trajetória de superação e a urgência de quebrar tabus sobre o tema. “Precisamos conversar com nossos familiares sobre a doação de órgãos. Quebrar esse tabu é essencial para salvar vidas”, destacou King Jim, que também apresentou canções que abordam o tema.
Felipe Rotta reforçou o papel da música como ferramenta de sensibilização. “Levo minha arte para ajudar quem precisa, e essa causa é uma forma nobre de atuação”, afirmou.
O coordenador do Hub de Solidariedade do Simers, Jeferson Oliveira, ressaltou que o evento é o primeiro de muitos, com o objetivo de fortalecer a cultura da doação no Estado.
Também marcou presença o instituto De Ponto a Vírgula, que atua na conscientização sobre doação de órgãos e tecidos em escolas e eventos culturais. Criado após a perda de um jovem que aguardava transplante, o instituto promove ações para informar e sensibilizar famílias a tomarem decisões conscientes.
Dados do Ministério da Saúde mostram que aproximadamente metade das famílias brasileiras ainda recusam a doação, o que evidencia a necessidade urgente de conversar sobre o assunto.
Participaram do evento a coordenadora de Políticas Estratégicas do Simers, Márcia Barbosa, a diretora e integrante do Hub de Solidariedade da entidade médica, Denise Affonso, e a diretora do Simers e tesoureira da Associação dos Amigos do MUHM, Maria Cecilia Petry Matzenbacher.
LEIA MAIS:
Transplantes de órgãos: Hub de Solidariedade do Simers promove evento em prol da conscientização
Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.