SIMERS mostra novas ações para RS contra Aedes na sala de monitoramento
A Medicina

SIMERS mostra novas ações para RS contra Aedes na sala de monitoramento

Compartilhe

15/01/2016 15:11

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes, apresentou na manhã desta sexta-feira (15) as ações da entidade na campanha RS Contra Aedes durante coletiva de imprensa de lançamento da sala de monitoramento de ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, na Secretaria Estadual da Saúde. As medidas integram o pacote de atividades do SIMERS em parceria com a SES, que juntos estão viabilizando estratégias para o combate ao zika vírus e a epidemia de microcefalia no Estado. Argollo exibiu aos jornalistas e representantes de entidades, ao secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e ao governador em exercício, José Paulo Cairoli, o vídeo produzido pelo SIMERS para a campanha e que passa a ser veiculado nas emissoras de TV do Estado a partir de segunda-feira (19). O dirigente agradeceu o apoio das redes que irão divulgar o material sem cobrar pelo espaço publicitário. A propaganda aborda o alerta ao combate ao mosquito que transmite o zika vírus, que nas grávidas pode causar a microcefalia dos bebês. “Queremos chamar a atenção da população para a gravidade dessa doença que o país está enfrentando”, alertou o sindicalista. Outra ação que faz parte dessa parceria é a produção de folhetos informativos sobre as formas de prevenção ao mosquito e, consequentemente, as doenças que ele transmite, que serão distribuídos em redes de supermercados e farmácias. Também serão oferecidos nos 142 postos de saúde de Porto Alegre e nos 17 centros administrativos regionais, bem como no litoral e interior do Rio Grande do Sul. A multiplicação de agentes de informação contra o Aedes aegypti também será focada nas crianças. O SIMERS realizará a partir da próxima semana atividades nas colônias de férias, em Porto Alegre, como teatro e distribuição de material informativo específico para essa faixa etária, entre outras oficinas. “A criança é capaz de levar essa informação para a casa, escola, amigos e familiares, conscientizando seus pais e todos com quem convive, por isso a importância de trabalharmos fortemente com esse grupo”, salientou o presidente do Sindicato. Gabbardo agradeceu o apoio do SIMERS na realização do projeto, especialmente no que se refere à divulgação das ações e cedência de espaços de informação. “Essa parceria é fundamental para que possamos esclarecer a população”, disse ele. O governador em exercício lembrou que a integração da entidade com a administração é essencial para o benefício coletivo. “Argollo é um grande parceiro nesse momento em que estamos nos antecipando a uma situação que pode existir com gravidade. Essa é uma das muitas ações do SIMERS pelo bem da população”, reconheceu Cairoli. [aesop_gallery id="16699"]

Sala acompanhará situação epidemiológica de dengue, zika e chikungunya

Durante a apresentação da sala de monitoramento de ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, o titular da SES divulgou dados das doenças nos anos anteriores e já deu uma amostra do trabalho do comitê que cuidará do setor. Já foram contabilizados os números das duas primeiras semanas de 2016: foram notificados 108 possíveis casos de dengue. O SIMERS integrará a sala e auxiliará a repassar, em tempo real, a médicos e à população, informações atualizadas da situação epidemiológica sobre dengue, zika e chikungunya. Na coletiva, também foi apresentado o aplicativo direcionado à população para denúncia de possíveis focos de dengue e outras ferramentas de informação.
Tags: #RScontraAedes Febre chikungunya Zika vírus Aedes aegypti dengue

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política