Todo profissional que trabalha em um ambiente de emergência precisa ser capaz de tomar decisões rápidas, agir prontamente sem perder a calma. Um profissional de emergência não pode se estressar, precisa ter a cabeça clara para tomar decisões conscientes e realizar diagnósticos precisos.
Outra característica muito importante é ter uma interlocução adequada com o paciente e os familiares. É uma comunicação eficiente que irá permitir que o médico tenha as informações para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado e que irá permitir que o paciente faça sua parte e siga as indicações necessárias. Em emergências, é muito comum que este diálogo aconteça com os familiares e não com o paciente. Esta característica é fundamental em todo atendimento médico, porém, em situações de emergência, se torna indispensável.
O trabalho em equipe é fundamental. Em uma emergência, cada profissional tem seu papel determinado e precisa fazer o seu dever. A organização e administração do pessoal e das tarefas deve ser feito antes para que na hora cada um possa fazer o que foi designado com agilidade, sem pensar duas vezes.
O trabalho em emergência é um trabalho complexo que envolve uma grande equipe multidisciplinar e uma enorme variedade de patologias. Nesse cenário, a gestão da emergência precisa ser extremamente eficiente. Na hora do plantão, cabe ao médico fazer o seu dever de acordo com o procedimento pré determinado com máxima dedicação. Por exemplo, toda emergência possui um processo de classificação de risco, os pacientes são passados aos médicos de acordo com a prioridade, risco e disponibilidade do médico, cabe ao médico atender cada paciente que lhe é designado com a máxima atenção.
Em casos de unidades de pronto atendimento com falta de especialistas e equipamento, pode ser necessário encaminhar o paciente para outro estabelecimento. Porém, se a transferência não é possível ou demora para acontecer, o médico emergencista possui responsabilidade legal de atender e manter o paciente estável.
Em casos de longos plantões, principalmente durante a madrugada, é fundamental que o médico se mantenha alerta e saudável. Longos plantões podem causar desgaste físico e emocional e um médico exausto não será capaz de prestar um bom atendimento. É função do gestor garantir que os médicos tenham tempo e local adequados para descansar entre pacientes. Além disso, é fundamental se manter bem alimentado e hidratado. Cada médico deve conhecer o seu ritmo e cuidar de sí mesmo.
Uma maneira de se manter menos estressado e manter a cabeça livre para focar que importa - o atendimento ao paciente - é delegar atividades e preocupações que podem ser cuidados por terceiros. O Simers oferece uma série de serviços para ajudar o médico a ter maior tranquilidade financeira, contábil e jurídica com equipes especializadas, para os associados.
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