As pediatras do Hospital Getúlio Vargas (HGV), de Sapucaia do Sul, se reuniram com o Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) nesta segunda-feira, 3. A coordenadora Valérie Kreutz e as assessorias jurídica e de relações governamentais ouviram as demandas e esclareceram dúvidas.
As pediatras explicaram que não haverá profissionais suficientes para fechar a escala durante o dia, no sábado e domingo, o que deve sobrecarregar o plantão clínico (adulto). “Não dá para ter sala vermelha e não ter pediatras em todos os turnos”, alertou Valerie. A equipe também manifestou preocupação quanto aos hospitais de retaguarda para o encaminhamento das crianças que necessitarem de internação. Segundo as pediatras, com o uso do Gerint - sistema estadual de gerenciamento de internações hospitalares, está havendo demora para indicação do local onde há leitos disponíveis.
O HGV é administrado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) que, devido à crise financeira, decidiu fechar os setores de pediatria no mês passado. As profissionais foram deslocadas para atender a sala vermelha e o centro obstétrico.
LEIA MAIS
Sapucaia do Sul: Médicos não serão demitidos com o fechamento da emergência pediátrica, diz prefeito
Falta de pediatras ameaça atendimento infantil no Hospital Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul
Sapucaia do Sul: Médicos da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas decidem entrar com ação coletiva para cobrar depósitos do FGTS
O Simers irá pedir esclarecimentos à Fundação, buscando garantir as melhores condições de trabalho e de assistência possíveis.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.