Presidente do Simers visita São Lourenço do Sul em busca de solução para a crise da Santa Casa
Defesa

Presidente do Simers visita São Lourenço do Sul em busca de solução para a crise da Santa Casa

Simers busca diálogo e soluções para a valorização dos médicos na Santa Casa de São Lourenço do Sul e auxílio no atendimento à população

Compartilhe

22/07/2025 14:03

Divulgação: ASCOM Simers

Em meio a uma grave crise da saúde pública de São Lourenço do Sul, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, esteve na cidade na última sexta-feira, 18. O objetivo da viagem foi dialogar com todas as partes envolvidas, a fim de encontrar alternativas, buscar a quitação dos débitos com os médicos e retomar o pleno atendimento à população.

Acompanhado das assessorias jurídica e de relações governamentais, o presidente se reuniu na primeira hora da manhã com um grupo de médicos. A comitiva ouviu relatos de atrasos nos pagamentos, com vários meses acumulados, ocasionando dificuldade na prestação de serviços.

“Foi importantíssimo conversar com os colegas que trabalham na Santa Casa e estão vivenciando, individualmente, a ausência de pagamento. Mais do que isso: ausência de contato com a direção e de perspectiva”, comentou Matias. Segundo ele, há uma preocupação de todo o grupo com relação ao futuro do hospital, já que a ausência de produção vai reduzir o faturamento no futuro e pode comprometer de maneira irreversível a estrutura de atendimento.

Na sequência, a comitiva do Simers se dirigiu à Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, onde foi recebida pelo prefeito, Zelmute Marten, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Diego Elias, e da líder do governo na Câmara de Vereadores, Graziela Vasques. Esta não foi a primeira conversa com o chefe do executivo – mas foi inédita a manifestação de Marten no sentido de admitir a possibilidade de assumir a gestão da Santa Casa, por meio de intervenção.

A fim de ouvir também a gestão do hospital, a equipe do sindicato foi recebida pelo presidente da Santa Casa de São Lourenço do Sul, Cristiano Altenburg, acompanhado do conselheiro Guido Lüdtke. Durante a conversa, Marcelo Matias expôs o que vem sendo relatado pelos médicos e falou da gravidade da situação para a população. 


Há previsão de um novo encontro, em breve, entre o Simers e os órgãos responsáveis pela gestão da Santa Casa, com o objetivo de avançar nas tratativas e buscar soluções concretas para a crise.

Simers: coragem para fazer e gestão para avançar! Associe-se.

Tags: Médicos Medicina população Crise na saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política