Núcleo de Pediatria do Simers reforça que os cuidados com as crianças no trânsito não tiram férias
A Vida

Núcleo de Pediatria do Simers reforça que os cuidados com as crianças no trânsito não tiram férias

Compartilhe

17/01/2024 11:31



O Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) faz um importante alerta: os cuidados com as crianças no trânsito não tiram férias. Apesar de muitos ainda aproveitarem os dias de descanso para relaxarem alguns cuidados com os pequenos, como levar menores de dez anos no banco da frente ou deixar de lado o uso do cinto de segurança, é importante lembrar que o acidente de trânsito mata. De acordo com a Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, esta é a principal causa de morte de crianças de 5 a 14 anos no país.

Em levantamento feito pelo Simers no Rio Grande do Sul, entre novembro de 2022 e outubro de 2023, um total de 384 crianças, de 0 a 14 anos, foram internadas em hospitais públicos devido a morbidades por causas externas envolvendo acidentes de transporte. No mesmo período, um total de quatro crianças, na mesma faixa etária, vieram a óbito devido ao mesmo motivo. No Brasil, o número de crianças internadas chegou a 12.952 crianças, com 109 mortes.

A diretora do Simers e integrante do Núcleo de Pediatria da entidade, Anice Metdzdorf, explica que estudos sobre o desenvolvimento infantil apontam que crianças menores de dez anos ainda não possuem habilidades motoras e cognitivas totalmente amadurecidas. Desta forma, elas não conseguem perceber ou reagir de forma segura diante dos riscos e das regras de trânsito.

“As crianças são muito mais vulneráveis aos traumas físicos, pois ainda estão em desenvolvimento e têm a estrutura física mais frágil. Por isso, pais e responsáveis precisam ter plena consciência de que lugar de criança é na cadeirinha ou no assento de elevação, com cinto de segurança. Nunca no colo”, alerta Anice.

 

Tags: Pediatria cuidados com as crianças férias

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política