O Núcleo de Pediatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu a Sociedade de Pediatria do RS (SPRS), na noite desta terça-feira, 11. O encontro discutiu a ausência dos especialistas em unidades de saúde e o fechamento de emergências pediátricas no estado. As duas entidades firmaram parceria na construção de estratégias para ressaltar a importância da atuação dos profissionais no desenvolvimento e assistência às crianças.
A coordenadora do Núcleo, Valérie Kreutz, falou dos impactos do fechamento das emergências pediátricas, que sobrecarregam os profissionais nos hospitais que ainda possuem o atendimento. Ressaltou ainda que é preciso lutar para que seja revista a política pública que tirou os profissionais na maioria das unidades da Atenção Primária. “O fechamento de leitos pode aumentar a morbidade e mortalidade infantil, piora as condições de trabalho do médico e sobrecarrega as emergências remanescentes. Por tudo isso, estamos propondo essa parceria para montar ações conjuntas”, afirmou.
O presidente do Simers, Marcelo Matias, explicou que o Sindicato vem atuando fortemente no Congresso para colocar projetos de lei que garantam melhores condições de trabalho aos médicos, o que reflete diretamente na assistência à população. “Com essa parceria, pode ser proposta uma legislação que garanta a maior presença dos pediatras no sistema público de saúde, criando mecanismos que incentivem os Municípios, por exemplo. Nossa estrutura está à disposição para alavancar essas ações”, finalizou.
LEIA MAIS
Após atuação do Simers, projeto que estabelece transparência em pagamentos de médicos terceirizados avança na Câmara dos DeputadosSapucaia do Sul: Pediatras do Hospital Getúlio Vargas discutem fechamento de setores do Hospital Getúlio Vargas com o Núcleo de Pediatria
Núcleo de Pediatria verifica condições da UTI Pediátrica do HU
Para o presidente da Sociedade de Pediatria do RS, José Paulo Vasconcellos Ferreira, é preciso também mobilizar a população para que faça pressão e cobre dos entes públicos a contratação desses especialistas. Ele deu como exemplos campanhas que a SPRS fez e que causaram impacto positivos na vacinação e no aleitamento materno.
Também participaram do debate a diretora de Políticas Estratégicas do Simers, Márcia Barbosa,a integrante do Núcleo de Pediatria, Maria Dolores Bressan, e os integrantes da SPRS, Sílvio Baptista e Benjamin Roitman.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.