NOTA OFICIAL: Simers atua após relatos de profissionais no Hospital de Venâncio Aires
Defesa

NOTA OFICIAL: Simers atua após relatos de profissionais no Hospital de Venâncio Aires

Compartilhe

26/01/2026 14:38

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) manifesta profunda preocupação com a grave situação enfrentada pelos médicos que atuam no Hospital de Venâncio Aires, em razão do atraso recorrente no pagamento dos honorários profissionais.

Além da inadimplência, foi relatado que o hospital enfrentaria déficit financeiro mensal, acrescido de elevados custos com juros de empréstimos, o que agrava ainda mais o cenário de instabilidade.

O Sindicato também recebeu informações de médicos atuando sem contratos formalizados, da possibilidade de alteração do modelo de contratação, com eventual terceirização dos serviços médicos, e da discussão sobre eventual intervenção do poder público municipal na gestão hospitalar.

Quanto à estrutura, o centro obstétrico, atualmente terceirizado, apresenta falta de médicos nas escalas de ginecologia e obstetrícia; e a UTI pediátrica, também terceirizada, sofre com escassez de pediatras.

Foram relatadas, ainda, situações de assédio moral contra médicos, com constrangimentos para atendimento em condições inadequadas.

Diante desse quadro, o Simers deliberou providências institucionais, como solicitação de audiência pública na Câmara de Vereadores, com apresentação do Projeto Anti-Calote e participação do Ministério Público, Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e direção do hospital. Bem como o envio de ofícios a respeito da contratação dos médicos e dos setores com problemas de estrutura e escala. 

O Simers reafirma que pagamento em dia não é favor, é obrigação legal, e que a precarização das relações de trabalho na saúde compromete diretamente a segurança dos profissionais e da população.

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Venâncio Aires Salários atrasados assédio moral

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política