No Dia do Médico Emergencista, profissionais são homenageados pelo Simers no HPS

No Dia do Médico Emergencista, profissionais são homenageados pelo Simers no HPS

Evento teve como objetivo mostrar a importância da valorização da especialidade 

Compartilhe

17/09/2025 11:32

Divulgação: ASCOM - Simers

Na data em que o Médico Emergencista é celebrado, dia 16 de setembro, um evento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniu especialistas e residentes de diversas instituições de saúde de Porto Alegre, no Hospital de Pronto Socorro (HPS), local simbólico para a especialidade.

O auditório lotado do sexto andar revisitou o passado, riu e se emocionou com as histórias vividas nos 10 anos de reconhecimento da especialidade no Brasil. E, se teve o reconhecimento, foi por muita luta do médico Luiz Alexandre Alegretti Borges, que acabou falecendo no último dia 9 e grande homenageado da noite. O evento contou com a presença da família do profissional referência nas áreas de Medicina Intensiva e de Emergência.

Por meio de fotos do acervo pessoal de médicos que atuaram e atuam no local, as médicas Carmen Lúcia Rasia e Ana Paula da Rocha Freitas contaram suas histórias dentro da especialidade e na consolidação da Medicina de Emergência. Entre uma história e outra, chamavam colegas de profissão, que estavam na plateia, para corroborar ou dar seu relato sobre algum fato. Elas também receberam uma homenagem pelas trajetórias profissionais.

LEIA MAIS:

https://simers.org.br/noticia/simers-e-conselheiros-federais-de-medicina-debatem-exercicio-ilegal-e-violencia-contra-medicos

Quem conduziu a noite foi a coordenadora do Núcleo de Medicina de Emergência do Simers, Camila Toscan, que falou sobre a importância do HPS, a nível nacional, para a especialidade. Camila também falou sobre a atuação do Núcleo do Simers que reúne os especialistas.

“Defendemos melhores condições de trabalho. As emergências estão muito lotadas, reflexo da falha de vários pontos do sistema de saúde, então os médicos estão sobrecarregados, com salários atrasados, muitas vezes, e condições de trabalhos ruins”, analisou a coordenadora. 

O vice-presidente do Simers Felipe Vasconcelos, a diretora Márcia Barbosa, o diretor José Fossari e os integrantes do núcleo Erick Brack e Cristiano Pilz também estiveram presentes no evento. Vasconcelos falou, em seu discurso, sobre a importância da especialidade.

“Os emergencistas transformam caos em cuidado e levam esperança onde há desespero. É mais que uma especialidade, é um chamado, é estar pronto no momento mais crítico para salvar vidas”, homenageou o vice-presidente.

Já Márcia Barbosa destacou o orgulho de ter o pioneirismo nacional da especialidade no HPS. “São médicos extremamente qualificados no primeiro atendimento de situações graves, é a porta de entrada”, reforçou.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se.

Tags:

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política