NAS reconhece acadêmicos de medicina e suas faculdades com maior engajamento no Trote Solidário 2025/1
Medicina

NAS reconhece acadêmicos de medicina e suas faculdades com maior engajamento no Trote Solidário 2025/1

Ação promovida pelo Núcleo Acadêmico do Simers arrecadou mais de 23 toneladas de alimentos, 4,7 mil bolsas de sangue e quase 2 toneladas de tampinhas plásticas em todo o Estado.

Compartilhe

08/07/2025 15:53

Fotos: Divulgação Simers

O Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS Simers) realizou, na última sexta-feira (4/7), a cerimônia de premiação da edição 2025/1 do Trote Solidário. O evento, que ocorreu no auditório do Simers em Porto Alegre, reconheceu os estudantes e faculdades de medicina com maior engajamento nas ações solidárias da campanha.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o presidente do Simers, Marcelo Matias, o vice-presidente Felipe Vasconcelos, a diretora de Políticas Estratégicas, Márcia Barbosa, o coordenador do NAS, Éder Berg, além de representantes do Instituto do Câncer Infantil (ICI) e do Banco de Alimentos do Estado.

Na categoria Interior, Passo Fundo ficou com o primeiro lugar, seguido por Santa Maria. Já na Região Metropolitana, a Ulbra foi a grande campeã, com UFRGS e PUCRS completando o pódio.

 

Os números da campanha

 23.346,825 kg de alimentos arrecadados

4.712 bolsas de sangue doadas

1.871,199 kg de tampinhas plásticas coletadas

2.137 acadêmicos mobilizados

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem prestada aos estudantes de medicina que faleceram recentemente: Pedro Leonardo Fossatti e  Jhulia Spuldaro Rabusske, da UPF e Emanuel Pandini Pilon, da Ulbra. Reconhecidos pelo forte engajamento voluntário e pelo espírito solidário, eles foram lembrados como exemplos de liderança, empatia e dedicação ao próximo, deixando um legado inspirador entre os colegas.

Para o presidente do Simers, Marcelo Matias, o trote solidário é uma amostra do protagonismo dos futuros médicos gaúchos: “É um privilégio contar com uma base tão sólida e comprometida com causas sociais. Os estudantes mostraram que a medicina vai muito além das salas de aula,  ela começa com empatia e ação”, disse.

Como foi a ação

A arrecadação ocorreu de forma online pelo site do Banco de Alimentos do RS até 28 de maio. As ações presenciais aconteceram em supermercados de diversas cidades, em três finais de semana consecutivos:

•             10 de maio: Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria

•             17 de maio: Ijuí, Erechim, Rio Grande e Santa Cruz do Sul

•             24 de maio: Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo e Uruguaiana

Além dos alimentos, a campanha também contou com a coleta de tampinhas plásticas e incentivo à doação de sangue em hemocentros de todo o Brasil.

Faculdades de medicina participantes:

Porto Alegre: UFRGS, UFCSPA, PUCRS

São Leopoldo: UNISINOS

Canoas: ULBRA

Novo Hamburgo: FEEVALE

Pelotas: UCPEL, UFPEL

Ijuí: UNIJUÍ

Erechim: URI

Rio Grande: FURG

Santa Cruz do Sul: UNISC

Lajeado: UNIVATES

Passo Fundo: UPF, ATITUS, UFFS

Caxias do Sul: UCS

Uruguaiana: UNIPAMPA

Santa Maria: UFSM, UFN

Simers: coragem para defender. Gestão para avançar!

Tags: Núcleo Acadêmico Simers (NAS) Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul Banco de sangue Estudantes de Medicina Instituto do Câncer Infantil Faculdades de Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política