O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, reuniu-se na manhã desta segunda-feira com representantes da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM). Estiveram presentes o presidente da entidade, Sérgio de Paula Ramos, o diretor institucional, Germano Bonow, e o vice-presidente, Jorge Milton Neumann.
O encontro teve como pauta central a busca por apoio em ações contra a abertura indiscriminada de novas faculdades de Medicina e a discussão sobre a implementação do exame nacional de proficiência.
Durante a reunião, o presidente Marcelo Matias compartilhou com os membros da Academia os avanços obtidos na última semana, em Brasília, onde foram protocolados ofícios junto a diversos deputados federais e senadores. Os documentos solicitam fiscalização urgente nos processos administrativos do Ministério da Educação (MEC), exigindo transparência sobre a criação de novos cursos de Medicina no país e medidas que assegurem a qualidade do ensino. Também foi solicitada, em Brasília, a retomada do COAPES — Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde —, instrumento que fortalece a integração entre as instituições de ensino médico e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Outro tema debatido nesta manhã foi o exame de proficiência, com a troca de ideias sobre como torná-lo mais eficaz na avaliação do ensino ofertado pelas instituições de ensino superior. A Academia comprometeu-se a elaborar um parecer técnico sobre o tema, com o objetivo de consolidar uma atuação conjunta entre as entidades.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.