Médicos residentes do HU de Canoas irão manter paralisação nos próximos dias
Defesa

Médicos residentes do HU de Canoas irão manter paralisação nos próximos dias

Uma nova reunião com prefeitura, hospital e AELBRA deve ser realizada na terça-feira, dia 3

Compartilhe

30/01/2026 16:23

Rodger Timm/Agência Preview

Após mais de 24 horas de paralisação, os médicos residentes do Hospital Universitário de Canoas (HU) decidiram manter a mobilização iniciada na quinta-feira. Uma reunião marcada para a manhã desta sexta-feira, dia 30, entre representantes dos residentes, prefeitura, hospital e ALEBRA foi cancela após não autorizarem a participação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A previsão é de que a agenda seja remarcada para terça-feira, dia 3.

Enquanto aguardam retorno da vistoria realizada pelo Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-RS) e da própria Ulbra, os residentes manterão suas formações em outras instituições. Alguns setores do HU já sentem o efeito da paralisação, com mais médicos avaliando deixar as escalas devido à sobrecarga sem a presença dos residentes.

 

LEIA MAIS

Residentes do HU de Canoas entram em greve e Comissão Estadual de Residência Médica faz vistoria no hospital

Simers cobra direção do HU por atraso nos pagamentos a médicos e melhores condições para os residentes

Simers pede o fim da residência em cirurgia geral no HU à Comissão Estadual de Residência Médica

 

“Estamos prevendo a incapacidade do hospital de sobreviver sem aqueles que eles consideram apenas um custo. O hospital não poderia depender do residente para funcionar, mas sabemos que eles estão usando os profissionais de forma inadequada” afirmou o presidente do Simers, Marcelo Matias.

Para o coordenador do Núcleo Médico Jovem, Vinícius Conejo, é importante aguardar a próxima terça-feira para que novas decisões sejam tomadas. “É preciso entender o parecer da AELBRA e também do CEREM para que possamos dar continuidade, com estes retornos documentados, às conversas”.

Até o momento, aderiram ao movimento os residentes de pediatria, neonatologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia. Desde dezembro de 2024, a gestão do hospital é feita pela Associação Saúde em Movimento (ASM).

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Hospital Universitário HU Canoas Médicos residentes Residentes Núcleo Médico Jovem (NMJ)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política