A pesquisa no meio acadêmico da Medicina foi o tema central da aula MagNAS da noite desta quarta-feira, 20. O evento, organizado pelo Núcleo de Acadêmicos do Simers (NAS), ocorreu simultaneamente no auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e online e foi o primeiro do semestre, marcando o retorno das aulas.
Para a edição, foram convidadas a professora Jeruza Neyeloff e a médica geneticista Bibiana Mello de Oliveira. As duas deram dicas práticas do que fazer e o que não fazer tanto na pesquisa quanto na elaboração do artigo e também do pôster. Este foi o assunto da maior parte das dúvidas feitas pelos estudantes.
Jeruza, que focou mais na elaboração do pôster de apresentação, reforçou que, para facilitar a leitura, o ideal é usar menos palavras, utilizar gráficos que se comuniquem facilmente e não usar cores que dificultam a leitura ou que sejam muito chamativas. Já Bibiana apresentou as plataformas de dados Tabnet e Datasus e mostrou de forma prática como utilizar os bancos para a realização de pesquisas.
No final, as profissionais responderam mais questionamentos dos futuros médicos, como sugestão de site para elaborar o pôster, se as dicas são aplicadas tanto para pesquisas qualitativas quanto quantitativas e a confiabilidade dos dados.
Parte da gestão do NAS estava presente. A diretora de Relações Institucionais, Laíse Barp, conduziu o evento e agradeceu a presença das médicas, reforçando o quanto debater a iniciação científica contribui com a ciência. Já a presidente do NAS, Milena Lessa, reforçou aos presentes que mais aulas com profissionais renomados serão feitas até o final do ano. “As aulas são uma oportunidade de vocês serem médicos completos”, destacou.
Sobre o NAS
Criado em 2007, o Núcleo é uma extensão do Simers e tem como principal intuito estreitar laços com os futuros profissionais médicos. Os integrantes são estudantes de Medicina engajados, proativos e enérgicos.
LEIA MAIS:
- Equipes definem pontos de coleta para o Trote Solidário Simers 2025/1;
- Simers encaminha ofícios ao MP, MEC e Ulbra cobrando condições adequadas aos cursos de Medicina.
Para fazer parte, a associação tem valor mensal de R$ 8. Entre os benefícios estão auxílio jurídico e institucional, além de descontos em farmácias, restaurantes e cinemas.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.