Justiça dá 48h para Canoas comprovar escalas médicas no HPSC sob pena de bloqueio de contas públicas
Vida

Justiça dá 48h para Canoas comprovar escalas médicas no HPSC sob pena de bloqueio de contas públicas

Conciliação foi considerada inexitosa; Simers reiterou pedido de intervenção estadual na gestão do hospital.

Compartilhe

06/06/2025 19:04

A audiência de conciliação realizada nesta sexta-feira (6), na 3ª Vara Cível de Canoas, terminou sem acordo entre as partes e com graves apontamentos sobre a condução da saúde no município.

Convocada após novo pedido do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a sessão tratou do agravamento da crise no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC) e da possível intervenção do Estado na gestão da unidade.

O Ministério Público reiterou o pedido de aplicação de multa ao Município de Canoas por descumprir decisão judicial anterior, que exigia a apresentação das escalas completas e reais de médicos e especialidades. A prefeitura, por sua vez, solicitou devolução de prazo para prestar as informações.

O juiz responsável pelo caso entendeu que a fixação de multa, por si só, não garante a efetividade das medidas judiciais, cogitando, como alternativa, o bloqueio das contas públicas municipais para suprir as deficiências identificadas — desde que apresentadas as devidas estimativas de custo, conforme entendimento do MP.
Diante da urgência e sem isentar os gestores por eventuais danos à população usuária do SUS em função da falta de atendimento no HPSC ou no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o juiz determinou novo prazo de 48 horas corridas para que o Município apresente as escalas médicas completas, acompanhadas de provas da contratação efetiva dos profissionais nelas listados.

 

Saiba mais:

Simers faz reunião com médicos demitidos do Hospital de Pronto Socorro de Canoas

Após Simers reiterar preocupação com a assistência, Justiça marca Audiência de Conciliação sobre possível intervenção no HPS de Canoas

Judiciário dá 30 dias de prazo para que a Prefeitura de Canoas informe a data de conclusão das obras e retorno integral aos atendimentos de saúde

 

Prazo termina domingo; situação será monitorada no fim de semana

O prazo estipulado encerra-se às 17h de domingo, 08. A situação seguirá sendo monitorada pelo juizado de plantão ao longo do final de semana, dada a gravidade da situação e o risco de desassistência à população.

Durante a audiência o Simers, representado pelo presidente Marcelo Matias e o vice-presidente Felipe Vasconcelos, reiterou o pedido de Antecipação de Tutela para que o Estado do Rio Grande do Sul assuma temporariamente a gestão do HPSC, conforme ação protocolada no início da semana. A solicitação segue sob análise do Judiciário.
Em caso de novo descumprimento da ordem judicial — ou se o Município não comprovar as escalas e contratações até o prazo fixado —, poderá haver o bloqueio das contas públicas municipais como forma de garantir o mínimo funcionamento dos serviços de saúde.

Tags: Canoas HPS de Canoas Prefeitura de Canoas Intervenção

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política