Valores congelados há mais de cinco anos
Os médicos conveniados ao IPE-Saúde como pessoa física não têm, desde 2011, qualquer reajuste nos valores da tabela-IPE para consulta e procedimentos. São mais de cinco anos de valores congelados e sem perspectiva de mudança. Os médicos temem pelo futuro do atendimento dos funcionários públicos e se negam a ser coniventes com o desmonte do IPE-Saúde.
Pior remuneração entre os planos
Entre os planos de saúde, o IPE-Saúde é um dos que pior remunera a atividade médica. Enquanto a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) prevê R$ 91,65 para consulta, o repasse aos médicos credenciados é de R$ 47 – praticamente a metade.
Médicos continuam atendendo
O SIMERS condena o descaso e desrespeito do IPERGS com os médicos e beneficiários do IPE-Saúde. Para a entidade, os médicos estão pagando para atender os 1,3 milhão de segurados do plano administrado pelo governo. “Se forem fazer a conta, os médicos pagam para trabalhar. Se atendo em posto de saúde, recebo salário, e as despesas do SUS. Quando atendo pelo IPE-Saúde, o valor tem de cobrir minhas despesas de consultório (salário da secretária, aluguel, água, luz, telefone e etc.) e hoje não cobre”, explica o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.
Mesmo diante de tantas adversidades, os médicos seguem atendendo pelo plano, assegurando as consultas de seus pacientes.
SIMERS vai à Justiça para exigir equilíbrio financeiro do IPERGS
“Depois de cinco anos de conversas e muitas notificações, não tivemos nem ao menos a inflação reposta. Esgotaram todas as possibilidades, por isso não tivemos outra saída a não ser recorrer à Justiça”, ressalta o diretor do SIMERS Jorge Eltz. A ação do SIMERS foi protocolada na 3ª Vara da Fazenda Pública da Justiça Estadual em Porto Alegre e cobra que a direção do IPERGS assegure o equilíbrio econômico financeiro do contrato de credenciamento firmado com os médicos, concedendo reajuste no valor da consulta equivalente à atualização monetária pelo índice INPC, a partir de 2011.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.