Hub de Solidariedade promove evento para conscientizar sobre a doação de órgãos e tecidos
Medicina

Hub de Solidariedade promove evento para conscientizar sobre a doação de órgãos e tecidos

Encontro será realizado em 9 de setembro, no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, e reunirá especialistas, representantes de projetos e músico transplantado

Compartilhe

28/08/2026 17:40

 

Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers 


O Hub de Solidariedade promove, no dia 9 de setembro, um encontro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A programação será realizada das 19h às 21h, no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), em Porto Alegre, como parte das ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.


Coordenado pelo médico Jeferson Oliveira, o encontro reunirá profissionais da área da saúde, integrantes do projeto Ponto e Vírgula e o músico King Jim, que compartilhará sua experiência pessoal como transplantado.


A programação terá início às 19h, com abertura conduzida por Jeferson Oliveira. Na sequência, representantes da ONG Ponto e Vírgula apresentarão o trabalho desenvolvido pela organização e abordarão a importância da conscientização e do diálogo sobre a doação de órgãos.


O médico Valter Duro Garcia, coordenador-chefe dos Serviços de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, falará sobre a doação de órgãos, apresentando informações sobre o processo de transplantes, esclarecendo dúvidas e destacando a importância de conversar sobre a decisão de ser um doador.

Leia mais:

Evento gratuito no MUHM reforça a importância da doação de órgãos
Simers promove evento gratuito sobre doação de órgãos nesta segunda (29), no Museu de História da Medicina
Transplantes de órgãos: Hub de Solidariedade do Simers promove evento em prol da conscientização


A doação de tecidos também estará entre os temas do encontro. O médico Eduardo Chem, cirurgião plástico da Santa Casa e diretor do Banco de Tecidos, no segmento de pele, da instituição, apresentará o trabalho desenvolvido pelo Banco de Pele e explicará a importância da doação de tecidos para o atendimento e a recuperação de pacientes.


O encontro também contará com um relato pessoal. O músico King Jim, nome artístico de Ricardo Cordeiro, compartilhará sua experiência como transplantado e falará sobre como a doação de órgãos pode representar uma nova oportunidade de vida. Após o relato, ele fará uma apresentação musical. Conhecido por sua trajetória como saxofonista e vocalista da lendária banda Garotos da Rua, King Jim também integra o projeto Los 3 Plantados, formado por músicos que vivenciaram a experiência do transplante.


Serviço
Evento: Hub de Solidariedade em prol da doação de órgãos
Data: 9 de setembro de 2026, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM)
Endereço: Av. Independência, 270 – Porto Alegre/RS
Participantes: Dr. Jeferson Oliveira, integrantes da ONG Ponto e Vírgula, Dr. Valter Garcia, Dr. Eduardo Chem e músico King Jim.

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!

Tags: Transplante de órgãos saúde Doação Hub de Solidariedade

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política