
Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O Grupo de Trabalho da Psiquiatria de Porto Alegre (GT) anunciou, em 28 de novembro, a prorrogação até abril de 2026 do funcionamento da emergência psiquiátrica do Plantão de Emergência em Saúde Mental (IAPI). A decisão ocorre após mobilização do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que atua pela manutenção do serviço.
O diretor do Simers e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Ricardo Nogueira, afirmou que a extensão do prazo oferece segurança às equipes e à população. “O IAPI seria fechado em outubro; depois, o prazo passou para dezembro e agora para abril de 2026. Quem está em tentativa de suicídio, agitação psicomotora ou intoxicação por substâncias psicoativas seguirá com atendimento 24 horas. Esse resultado é fruto do movimento iniciado pelo Simers”, destacou.
LEIA MAIS:
Simers participa de reunião sobre saúde mental dos médicos, na Câmara de Porto Alegre
Simers participa de audiência pública sobre o impacto das enchentes de 2024 na saúde mental dos gaúchos
Segunda reunião de Grupo de Trabalho sobre as emergências psiquiátricas tem presença de diretor do Simers
O Sindicato participa há meses de reuniões com a Secretaria Municipal da Saúde, comissões da Câmara de Vereadores e promoveu atos públicos contra o fechamento da emergência. Em 14 de agosto, o Núcleo de Psiquiatria realizou manifestação em frente ao IAPI; ação semelhante ocorreu no PACS.
A prorrogação mantém estrutura considerada essencial para o atendimento psiquiátrico de urgência e reforça a necessidade de continuidade do serviço, considerada uma conquista pelo Simers. O Sindicato segue mobilizado para que os atendimentos permaneçam em pleno funcionamento.
Simers: coragem para fazer. Gestão para avançar! Associe-se.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.