Após vistoria do SIMERS e MP, Hospital Universitário de Bagé deve reabrir até dezembro
Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e do Ministério Público de Bagé (MP) realizaram vistoria, na manhã desta sexta-feira, no Hospital Universitário (HU) do município, fechado há mais de três meses. O objetivo da visita era...
Compartilhe
04/11/2016 14:51
Hospital Universitário de Bagé está fechado há mais de três meses/Foto: Elio Bandeira
Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e do Ministério Público de Bagé (MP) realizaram vistoria, na manhã desta sexta-feira, no Hospital Universitário (HU) do município, fechado há mais de três meses. O objetivo da visita era verificar as condições do hospital para a sua reabertura, que deve ocorrer até o início do mês de dezembro.
O HU, que conta com cerca de 100 leitos, deverá reabrir com 32 leitos, além de mais 10 de UTI. Já existe acordo entre a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mantenedora do hospital, e o município para que a instituição seja reaberta, com cerca de 20 médicos. Conforme o médico auditor Henry Ritta, a intenção é que as atividades sejam retomadas entre o dia 15 de novembro e 1º de dezembro.
Conforme foi constatado na vistoria, o HU necessita de apenas alguns ajustes estruturais para reabrir, como a readequação das entradas dos pacientes. Além disso, o SIMERS e o MP verificaram que algumas áreas, como o bloco cirúrgico, estão paradas há mais de dois anos, mas os equipamentos estão em boas condições. A instituição de saúde ainda conta com um tomógrafo praticamente novo, que pode auxiliar pacientes de Bagé e região.
Instituição de saúde conta com um tomógrafo, que pode auxiliar pacientes de Bagé e região/Foto: Elio Bandeira
Para isso, porém, é necessária a vinda de um técnico para colocar o aparelho pronto para o uso. O equipamento pode realizar cerca de 20 exames diários.
Vistoria é considerada um sucesso
O delegado regional do SIMERS em Bagé, Roberto Gaffreé, afirmou que a vistoria foi bem-sucedida. “É importante que as instituições participem dos esforços para a reabertura do HU, se aproximando mais da sociedade. O espaço físico é maravilhoso e requer adequações, mas o primeiro passo está dado. Queremos que os médicos tenham condições de trabalhar com dignidade”, salientou.
A promotora Marlise Martino Oliveira também acredita na reabertura em breve do HU. “A vistoria foi muito proveitosa e demonstra a união dos esforços para que o hospital retome suas atividades. É importante que a instituição volte a atender dentro da capacidade que seja viável, para que não aconteça outros percalços”, disse. Também acompanharam a vistoria representantes da Urcamp e o médico Mario Kalil, cotado para ser o novo secretário de Saúde Bagé.
Há cerca de um mês, o SIMERS procurou o Ministério Público pedindo auxílio para a reabertura da instituição. Na ocasião, a promotora Marlise se mostrou interessada no assunto e disse que ia colaborar com o sindicato.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.