Trote Solidário arrecada 18 toneladas de alimentos
A Vida

Trote Solidário arrecada 18 toneladas de alimentos

Compartilhe

26/10/2021 10:42

Encerrada a segunda edição do Trote Solidário de 2021, realizado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) em parceria com as universidades do Estado e o Banco de Alimentos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Nesta fase, foi contabilizado 1.064 inscritos, responsáveis pela arrecadação de 18,4 toneladas de alimentos e de 223 bolsas de sangue. Foram recolhidas, ainda, 700 tampinhas e 4.113 livros didáticos, ações que fizeram parte somente do segundo semestre de 2021.

As tampinhas foram encaminhadas às ONGs que tratam do câncer nas cidades onde houve a coleta, como o Instituto do Câncer Infantil. Já os livros didáticos, para o Grupo Fleming que os repassará ao Banco de Livros. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, que acabou limitando algumas atividades e readequando o funcionamento de outras, o engajamento dos participantes foi crucial nos resultados obtidos.

A presidente do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS), Natállia Boff, o diferencial desta etapa foi a retomada de algumas atividades presenciais. "Neste ano, tivemos muita clareza do poder que a ação tem. No início de 2021, nos transformamos e conseguimos alcançar um apoio surpreendente no ambiente virtual. E, para fechar o ano da melhor forma possível, conseguimos ver o Trote na rua novamente", destaca Natália.

O diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, relembra os preparativos para o recomeço: "Tínhamos o desafio de retomar o Trote Solidário depois de um ano sem atividades presenciais. A expectativa e a saudade eram grandes. Sabíamos que, em um momento tão delicado quanto o que estamos passando, o projeto faria a diferença na sociedade. E foi isso que ocorreu", observa.

O Núcleo Acadêmico do Simers agradece imensamente a todos os participantes desta edição do Trote Solidário, que superaram qualquer adversidade em benefício daqueles que mais precisam. A união e empatia gerados mudam muitas vidas. Já está sendo preparado o Trote 2022. A solidariedade não pode parar.

Foram parceiros desta ação: Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto do Câncer Infantil, Grupo Fleming, e universidades participantes: UFRGS - Universidade Federal do RS; UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do RS; ULBRA - Universidade Luterana do Brasil; UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; FEEVALE; UCS - Universidade de Caxias do Sul; UPF - Universidade de Passo Fundo; IMED - (Faculdade Meridional); UFFS - Universidade Federal da Fronteira do Sul; UCPEL - Universidade Católica de Pelotas; UFPEL - Universidade Federal de Pelotas; FURG - Universidade Federal de Rio Grande; UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul; UFSM - Universidade Federal de Santa Maria;  UFN - Universidade Franciscana; UNIVATES - Fundação Vale do Taquari; UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa; URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Tags: Medicina Médicos Trote Solidário

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política